Você sabe quais são as dificuldades na comunicação? Depois de conferir esta dica, não se esqueça de conferir aquela em que tratamos dos ruídos na comunicação.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: No processo de comunicação, os problemas mais comuns com o receptor são a falta de disposição para ouvir, desatenção e reação apressada às mensagens.
Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, a recepção e interpretação da informação e dos significados. Esses problemas podem ser no EMISSOR, DESTINATÁRIO ou no PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.
DIFICULDADES COM O EMISSOR Os principais problemas que comprometem o desempenho dos emissores no processo de comunicação são:
.falta de disposição para falar – receio do efeito que a mensagem pode provocar ou a percepção de que um problema é de outra pessoa,
. Sobrecarga de informações – quando o emissor cria uma quantidade exagerada de informação,
. Complexidade – exemplo: muitas sentenças separadas,
. Incorreção da linguagem : bloqueia a comunicação,
. Codificação incorreta: quando o emissor envia mensagem diferente da que pretendia ou deveria.
DIFICULDADES COM O RECEPTOR
Problemas comuns:
. Falta de disposição para ouvir: contrapartida da disposição para falar
. Desatenção – ex: problemas na fonte, sobrecarga e complexidade das mensagens.
. Reação apressada – ex: receptor interrompe emissor
DIFICULDADES COM O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Os problemas no processo ou sistema de comunicação podem ser:
. Falta de códigos ou sistema de comunicação comuns; (funilaria x lanternagem)
. Vocabulário; . Diferença em relação ao nível de escolaridade.
FGV (2020):
QUESTÃO CERTA: Ao retornar de férias, o funcionário de um órgão público encontrou 400 novas mensagens em sua caixa de correio eletrônico, contendo comunicações internas, informações de órgãos de controle, além dos e-mails do seu chefe, dos membros de sua equipe e de outros clientes internos. Poucos dias depois, seu chefe perguntou-lhe por que não havia respondido a uma determinada mensagem, que continha informações sobre um novo e importante projeto. A barreira à comunicação que melhor explica o que pode ter havido é: sobrecarga de informações.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CERTA: Interromper a fala dos outros com frequência é um tipo de comportamento que dificulta o funcionamento de um grupo de trabalho e pode prejudicar o desempenho da tarefa.
CEBRASPE (2006):
QUESTÃO ERRADA: Considere a seguinte situação. Um usuário, ao ser atendido em uma instituição pública, recebeu as informações solicitadas, de maneira pouco atenciosa por parte do atendente, o que causou descontentamento e queixas a respeito do atendimento. Nessa situação, a queixa é improcedente, pois o tipo de contato estabelecido pelo atendente, ou seja, com desatenção ao usuário, não caracteriza uma falha no atendimento.
CEBRASPE (2006):
QUESTÃO ERRADA Existem diferentes tipos de usuários, mas a maneira de se relacionar com eles deve ser sempre a mesma, pois as relações no atendimento ao público são padronizadas.