Propriedades keynesianas

0
3669

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: Expansão da demanda agregada aumenta a produção e o nível de preços, tanto para a explicação clássica quanto para a keynesiana.

QUESTÃO CERTA: Para a concepção keynesiana, o salário nominal é rígido no curto prazo, o que não permite manter, também no curto prazo, o pleno emprego.

QUESTÃO CERTA: Políticas fiscais expansionistas levam ao aumento da demanda agregada, mas, na explicação clássica, resultam em aumento de preços, sem efeito na produção.

QUESTÃO ERRADA: Um choque de oferta, resultante, por exemplo, de um surto de inovações, conduz a novo equilíbrio com maior produção e menor nível de preços, ocorrendo a mesma variação de preços, tanto para a explicação keynesiana quanto para a clássica.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria do ciclo econômico real de equilíbrio, as flutuações do produto e do emprego independem dos choques reais que atingem a economia, pois os mercados se ajustam rapidamente e atingem o equilíbrio.

Advertisement

Choques de oferta são fenômenos econômicos ou não econômicos que afetam os custos de produção das firmas. Podendo ser positivos, reduzindo os custos (descoberta de novos métodos de produção ou até mesmo novos materiais mais baratos. Ou adversos: Elevação dos custos de produção (Furacão Katrina)

QUESTÃO CERTA: Conforme o modelo keynesiano, choques adversos de oferta em determinada economia acarretam aumento de preços e redução do nível de produção dessa economia.