Planejamento Estratégico como Processo Intelectual

0
640

O Caderno de Prova já explicou aos leitores que o Planejamento Estratégico é uma tarefa intrinsicamente ligada à questão da aprendizagem organizacional. Não seria demais, portanto, afirmar que a elaboração do processo estratégico é, eminentemente, um processo intelectual. Nessa linha, Maximiano (2004) explica que:

“Planejamento estratégico é um processo intelectual, que consiste em estruturar e esclarecer a visão dos caminhos que a organização deve seguir e os objetivos que deve alcançar”.

Não poderia ser diferente, intelecto é a “capacidade de compreender, entender, conceber”. Ou seja, tem a ver com as competências daqueles que elaboram algo.

Uma questão da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresenta alguns dos componentes do planejamento estratégico como processo intelectual de estruturar e esclarecer os cursos de ação da empresa e os objetivos que deve alcançar: O desempenho da organização e as competências dos planejadores.

Advertisement

Uma questão da AOCP de 2016:

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresenta alguns dos componentes do planejamento estratégico como processo intelectual de estruturar e esclarecer os cursos de ação da empresa e os objetivos que deve alcançar: o desempenho da organização e as competências dos planejadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui