Última Atualização 19 de janeiro de 2021
Essa dica do Caderno de Prova é uma complementação do texto passado em que falamos sobre o processo de organizar. Vejamos uma nova bateria de questões sobre esse tópico.
QUESTÃO ERRADA: Se a organização define como as tarefas são divididas, os recursos são distribuídos e os departamentos são coordenados, tem-se um exemplo de amplitude administrativa.
Nada a ver! A questão ia bem, até que relacionou amplitude administrativa (número de subordinados no mesmo patamar que um chefe possui).
QUESTÃO CERTA: O processo de organização pressupõe a maneira como as tarefas são divididas e os recursos são distribuídos.
QUESTÃO ERRADA: No processo administrativo, a atribuição de autoridade e de responsabilidade é tipicamente absorvida pela função de direção.
Quando estamos atribuindo autoridades e responsabilidades, na verdade, estamos organizando e não dirigindo.
QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que indica atividade inerente à função administrativa chamada de organização: distribuição dos processos de trabalho em departamentos.
QUESTÃO ERRADA: O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo de organização.
Dois erros. Primeiramente, é o planejamento organizacional que define a estrutura – não o projeto organizacional [como vimos nessa outra dica, clique aqui]. Segundo erro está em “para qualquer tipo de organização”.
“Uma estrutura em rede, por exemplo, não é baseada em nenhum tipo de hierarquia e subordinação. A relação das unidades dessa estrutura é horizontalizada, ou seja, estruturada por parcerias e terceirizações.
QUESTÃO CERTA: Um administrador estava avaliando, em relação à eficiência, o setor no qual trabalhava. Primeiramente enumerou as atividades que eram ali realizadas e, em seguida, identificou a interação dessas atividades, verificando se os objetivos estavam sendo atingidos. Com base nessa análise, o administrador decidiu fazer uma reestruturação do setor para que todos os objetivos traçados fossem alcançados. A reestruturação do setor realizada pelo administrador faz parte da função da Administração denominada organização.
QUESTÃO CERTA: Uma das funções básicas da administração é a organização ou estruturação, que consiste na reunião e coordenação de atividades e de recursos necessários para o alcance dos objetivos organizacionais.
Observe que a função coordenar é uma espécie do gênero coordenação, quando estamos tratando de recursos.
QUESTÃO ERRADA: Controlar implica reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros e de informação para que os objetivos organizacionais sejam cumpridos.
O enunciado refere-se à ORGANIZAR!
Planejar é a ação de determinar os objetivos a serem atingidos, decidindo antecipadamente as ações apropriadas que deverão ser executadas para que esses objetivos sejam alcançados. Saber fazer um bom diagnóstico da situação presente, antecipar o futuro e decidir as ações que tornarão real esse futuro almejado sintetizam a função planejamento.
Organizar é saber reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros, dividindo tarefas e responsabilidades, definindo uma metodologia de trabalho e distribuindo as tarefas ao longo do tempo.
Dirigir é a ação de conduzir, motivar, orientar, apoiar e se comunicar com as pessoas individualmente ou em grupos. Controlar Trata-se da ação de acompanhar, monitorar o progresso verificando se o trabalho anda conforme o planejado, implementando as mudanças que sejam necessárias. Saber confrontar resultados com objetivos traçados e verificar sua consistência.
FONTE: Benício, João Carlos. Gestão financeira para organizações da sociedade civil; Coleção Gestão e Sustentabilidade, Instituto Fonte.Global Editora, São Paulo, 2000