Gestão da Qualidade Total, Princípios e Práticas

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Última Atualização 13 de janeiro de 2021

É muito comum nos depararmos com a afirmação de que a Gestão de Qualidade Total atua como uma espécie de guia de melhores práticas. Em última análise, esse raciocínio não está incorreto. Tanto é assim que uma questão da CEBRASPE de 2018 diz o seguinte:

QUESTÃO CERTA: A gestão da qualidade total preconiza princípios e práticas que uma organização pode seguir para conhecer as necessidades dos clientes, executar as atividades certas e envidar esforços em prol da gestão de pessoas.

A Gestão de Qualidade aliada a Gestão de Pessoas é o que torna eficaz a implantação do controle de qualidade tanto que no que diz respeito aos produtos quanto à gestão dos colaboradores. Neste sentido, compreende ainda: o desenvolvimento das lideranças, o engajamento dos profissionais, o relacionamento com os stakeholders, as estratégias de gestão, a visão de futuro e a melhoria contínua de todos os processos e sistemas envolvidos.

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Sem essa cooperação dos gestores de pessoas, lideranças e dos próprios profissionais que compõem a empresa, a gestão de qualidade perde sua função, pois ainda que seja a direcionadora das ações que vão elevar a excelência da qualidade dos produtos e serviços, é a forma com que os colaboradores a concebem que faz sua implantação ter sucesso ou não. Isso quer dizer que a gestão de qualidade e a gestão de pessoas estão conectadas e são interdependentes, uma vez que essa intercolaboração é fundamental para o alcance dos resultados.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/gestao-qualidade-aliada-gestao-pessoas/