Princípios do Balanced Scorecard

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CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA: Entre os objetivos do BSC, incluem-se o de mobilizar a mudança por meio de liderança executiva e o de converter a estratégia em processo contínuo.

Princípio do BSC:

  • Princípio 1: traduzir a estratégia em termos operacionais;
  • Princípio 2: alinhar a organização à estratégia;
  • Principio3: transformar a estratégia em uma atividade do dia a dia de todos;
  • Princípio 4: estratégia é um processo continuo;
  • Princípio 5: mobilizar as mudanças através da liderança executiva;

QUESTÃO CERTA: As perspectivas do BSC (Balanced Scorecard) podem ser tantas quanto a instituição necessitar escolher em função da natureza do seu negócio, de seus propósitos, de seu estilo de atuação. Antes do desenvolvimento dos scorecards estratégicos, os gerentes não dispunham de um referencial de ampla aceitação para a descrição da estratégia. Simplesmente não eram capazes de implementar algo que não conseguiam descrever bem. O problema das instituições não reside tanto na formulação da estratégia, mas em sua implementação, isto é, em traduzir a estratégia em termos operacionais, alinhar a organização à estratégia, transformar a estratégia em tarefa de todos, mobilizar a mudança por meio de liderança executiva e: converter a estratégia em processo contínuo.

Princípios-chave do BSC:

1 – Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva;

2 – Traduzir a estratégia em termos operacionais (transmitindo e comunicando às pessoas, de maneira consistente e significativa, os objetivos globais)

3 – Alinhar a organização com a estratégia (para obter sinergia, todas as unidades organizacionais devem estar alinhadas com a estratégia)

4 – Motivar para transformar a estratégia em tarefa para todos (a estratégia deve estar ligada ao processo contínuo de aprendizagem e adaptação).

5 – Gerenciar com o objetivo de converter a estratégia em um processo contínuo (a estratégia deve estar ligada ao processo contínuo de aprendizagem e adaptação).

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: As organizações que utilizam como metodologia de planejamento estratégico o BSC (balanced scorecard) devem contar com o envolvimento ativo da equipe executiva, para que as mudanças ocorram e a estratégia seja implementada com vistas ao alcance dos melhores desempenhos. O pressuposto abordado no texto anterior está de acordo com o princípio de: mobilizar a mudança por meio da liderança educadora.

FUNDATEC (2018):

QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard – BSC é um método de administração utilizado para auxiliar na execução e monitoramento da estratégia organizacional, baseando-se em quatro perspectivas: Finanças, Clientes, Processos internos e Aprendizagem/Crescimento Organizacional. Assim sendo, a utilização do BSC requer que cada organização passe a focalizar a estratégia através de vários meios e em diferentes sequências, utilizando princípios norteadores (CHIAVENATO, 2011). Assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO está de acordo com esses princípios: Mobilizar a mudança por meio da liderança de gerentes de equipes. Trata-se de envolver os gerentes e supervisores no sucesso da estratégia.

Todos deve estar envolvidos, não apenas gerentes e supervisores. Fazer da estratégia a tarefa diária de cada pessoa. As organizações focadas na estratégia requerem que todas as pessoas compreendam a estratégia e conduzam suas atividades de maneira que contribua para o seu sucesso.

ESAF (2013):

QUESTÃO CERTA: Podem ser considerados princípios da organização focalizada na estratégia, exceto:

A) traduzir a estratégia em termos operacionais.

B) alinhar a organização à estratégia.

C) transformar a estratégia em tarefa da gerência tática.

D) converter a estratégia em processo contínuo.

E) mobilizar a liderança para a mudança.

Banca própria CEPS-UFPA (2019):

QUESTÃO CERTA: As perspectivas do BSC (Balanced Scorecard) podem ser tantas quanto a instituição necessitar escolher em função da natureza do seu negócio, de seus propósitos, de seu estilo de atuação. Antes do desenvolvimento dos scorecards estratégicos, os gerentes não dispunham de um referencial de ampla aceitação para a descrição da estratégia. Simplesmente não eram capazes de implementar algo que não conseguiam descrever bem. O problema das instituições não reside tanto na formulação da estratégia, mas em sua implementação, isto é, em traduzir a estratégia em termos operacionais, alinhar a organização à estratégia, transformar a estratégia em tarefa de todos, mobilizar a mudança por meio de liderança executiva e: converter a estratégia em processo contínuo.

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CESGRANRIO (2005):

QUESTÃO CERTA: Um dos princípios de um sistema de medição de performance baseado no método Balanced Scorecard é: traduzir a estratégia em termos operacionais.

FUNDATEC (2022):

QUESTÃO CERTA: De acordo com Chiavenato (2010), o Balanced Scorecard – BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e que se baseia em quatro perspectivas básicas: Finanças, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem Organizacional. O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir:

I. Traduzir a estratégia em termos operacionais: transmitindo e comunicando às pessoas de maneira consistente e significativa os objetivos globais. Para alcançar sucesso, a estratégia organizacional deve ser descrita e comunicada de maneira significativa por meio de um mapa estratégico que permita mostrar uma arquitetura lógica sobre como os ativos intangíveis podem ser transformados em ativos tangíveis (ou financeiros).
II. Alinhar a organização com a estratégia: para obter sinergia, todas as unidades organizacionais devem estar alinhadas com a estratégia. As organizações consistem em numerosos setores, unidades de negócios e departamentos, cada qual com sua estratégia. Para que o desempenho organizacional seja mais do que a soma de suas partes, as estratégias individuais devem ser vinculadas e integradas.
III. Fazer da estratégia a tarefa diária dos executivos. As organizações focadas na estratégia requerem que apenas os executivos compreendam à estratégia e conduzam suas atividades, de maneira que as demais pessoas cumpram as ordens definidas pela cúpula organizacional, mesmo que não entendam à estratégia definida.
IV. Mobilizar a mudança por meio da liderança de executivos: Trata-se de envolver a equipe de executivos no sucesso da estratégia. A estratégia requer espírito de equipe para coordenar as mudanças e sua implementação precisa da atenção contínua e foco na iniciativa de mudanças.

São princípios para focar a estratégia: Apenas I, II e IV.

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