Prazo para constituição crédito tributário

4
133

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: Conforme as normas gerais de direito tributário a respeito da extinção do crédito tributário, julgue o item que se segue. Caso ocorra fato gerador em setembro de 2014 de tributo cujo lançamento tenha sido feito de ofício, o direito de a fazenda pública constituir o respectivo crédito tributário se extinguirá em setembro de 2019.

“CTN, Art. 173. O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após 5 (cinco) anos, contados:

I – do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado;”

CÁLCULO:

Fato gerador: 09.2014

1º dia do exercício seguinte:

01.01.2015

01.01.2016

01.01.2017

01.01.2018

01.01.2019

01.01.2020=> término do prezo de prescrição.

A contagem se inicia em 2015. Logo, 2015 a 2016 (1 ano); 16/17 (2); 17/18 (3); 18/19 (4) 19/20 (5 anos), ou seja, se encerra em 2020 e não em 2019.

FURB (2020):

QUESTÃO ERRADA: O direito de a fazenda pública constituir o crédito tributário prescreve após cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.

CTN:

Art. 173. O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após 5 (cinco) anos (trata-se de um prazo decadência, e não prescricional como pretende a assertiva), contados

I – do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.

II – da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, o lançamento anteriormente efetuado.

Parágrafo único. O direito a que se refere este artigo extingue-se definitivamente com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituição do crédito tributário pela notificação, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatória indispensável ao lançamento.

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO ERRADA: No STN, o prazo decadencial para a fazenda pública constituir o crédito tributário é de dez anos.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: Determinado tributo deveria ter sido lançado no dia 5 de setembro de 2016, uma segunda-feira, mas o contribuinte não providenciou a declaração do débito. A legislação desse tributo atribuiu ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. Nessa situação hipotética, considerando-se a posição majoritária do STJ, a data correta para o início da contagem do prazo quinquenal para a fazenda pública constituir o crédito tributário é o: dia 1.º de janeiro de 2017.

Advertisement

Súmula 555/STJ: Quando não houver declaração do débito, o prazo decadencial quinquenal para o Fisco constituir o crédito tributário conta-se exclusivamente na forma do art. 173, I, do CTN, nos casos em que a legislação atribui ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa.

Art. 173. O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após 5 (cinco) anos, contados:

I – Do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado;

Situações importantes a lembrar:

1. Contribuinte DECLARA e PAGA: Termo inicial é a data do fato gerador;

2. Contribuinte DECLARA e NÃO PAGA: Termo inicial é a data de vencimento que deveria ser feito o pagamento;

3. Contribuinte NÃO DECLARA e, consequentemente NÃO PAGA: Termo inicial é o dia primeiro do exercício financeiro seguinte; 

4. Por último, na hipótese de DOLO, FRAUDE ou SIMULAÇÃO: Termo inicial é o dia primeiro do exercício financeiro seguinte.

IBEG (2016):

QUESTÃO CERTA: Não é possível a constituição de crédito tributário com base em documento de confissão de dívida tributária apresentado, para fins de parcelamento, após o prazo decadencial previsto no art. 173, I, do CTN.

 Não é possível a constituição de crédito tributário com base em documento de confissão de dívida tributária apresentado, para fins de parcelamento, após o prazo decadencial previsto no art. 173, I, do CTN (STJ REsp 1.355.947–SP)

4 COMENTÁRIOS

  1. Fantastic goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just too fantastic.
    I really like what you’ve acquired here, certainly like what you’re
    saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it sensible.
    I can not wait to read much more from you.
    This is actually a great site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui