Porter: Liderança em Custo, Enfoque e Diferenciação

0
14153

Última Atualização 14 de janeiro de 2021

Aqui no Caderno de Prova, gostamos de detalhar as coisas, mas detestamos fazer você perder muito tempo. Assim, vamos logo ao que interessa saber sobre Estratégias de Porter: Liderança em Custo, Foco (ou enfoque) e diferenciação. 

3 estratégias de Porter (LI FODI – eu sei mnemônico horrível), são elas:

LIderança em Custo

Foco

Diferenciação

Elas são chamadas de “estratégias competitivas genéricas”. A organização pode adotar uma dessa para tentar se sobressair em relação às suas concorrentes.  A ideia é buscar vantagem competitiva quando tratamos das estratégias de Porter.  Veja uma questão que trata sobre vantagem competitiva:

QUESTÃO CERTA: No contexto das estruturas organizacionais, a flexibilidade que as organizações têm para reagir aos desafios impostos pelas mudanças de mercado se configura como uma vantagem competitiva.

QUESTÃO CERTA: As três estratégias competitivas genéricas, decorrentes da interação entre os tipos básicos de vantagem competitiva e o escopo das atividades de uma empresa são: a liderança de custo, a diferenciação e o enfoque. Assim, uma empresa com estratégia de liderança de custo procura tornar-se o produtor de custo mais baixo da sua indústria, ampliando o leque de produtos para usufruir economias de escopo.

Entendeu o que você tem que saber sobre a estratégia de liderança de custo? Conhece alguma organização que opta por essa estratégia? Vamos em frente.

Veja um breve resumo sobre as estratégias genéricas.

Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.

Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.

Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno

Advertisement

(seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).

QUESTÃO ERRADA: Uma organização que apresenta um produto ou serviço com características que os diferenciem dos oferecidos pelo mercado adota uma estratégia de enfoque.

Negativo. Isso é o que chamamos de estratégia de diferenciação – já doz o verbo diferenciar!

QUESTÃO ERRADA: As estratégias genéricas pela liderança de custo e pela diferenciação, propostas por Michael Porter para criar uma posição sustentável a longo prazo, não podem ser usadas em conjunto, dado seu caráter mutuamente exclusivo.

Negativo. Não há absolutamente nada na literatura que determine o impedimento absoluto da combinação das estratégias de Porter.

QUESTÃO CERTA: A inovação na distribuição de produtos pode ser considerada como estratégia para aumentar a margem de participação de uma empresa no mercado.

Sim! Não estamos diante da estratégia de custo, nem da de enfoque. É a estratégia de diferenciação.

QUESTÃO CERTA: Nas organizações que prestam vários serviços públicos diferentes, é esperado que haja elevado nível de diferenciação organizacional.

Perfeito. Observe que a questão disse “é esperado”, ela não disse que isso ocorrerá. No entanto, chegamos a essa conclusão pensando em uma Prefeitura, por exemplo. Ela presta serviços na área de saúde, obras, meio ambiente – cada setor atua segundo o seu nível de diferenciação organizacional.