Estratégias Genéricas de Porter (exemplos)

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Iniciamos o nosso estudo sobre as estratégicas genéricas de Porter por meio de outro texto. Esse é um segundo texto que busca reforçar o que aprendemos anteriormente. Se você não conferiu a dica passa, sugerimos que o faça.

MICHEL PORTER TEM 3 ESTRATÉGIAS ou PROPOSTAS

LI derança em custo    

FO co   

DI ferenciação

Banca própria IF-SC (2019):

QUESTÃO CERTA: Michael Porter propôs três estratégias genéricas que fornecem um bom ponto de partida para o pensamento estratégico: liderança total em custos, diferenciação e foco.

Uma questão da CEBRASPE (2013)

QUESTÃO CERTA: Estratégias de competição genéricas são aquelas que se aplicam a qualquer empresa; entre estas, destacam – se três estratégias competitivas propostas por Porter: foco, diferenciação e liderança de custos.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO CERTA: Caso se concentre em um mercado específico, regional ou de nicho, uma organização adotará a estratégia genérica de: enfoque.

Perfeito. A organização está focada em um nicho – como a organização que trabalha apenas com brechó. O nicho dela é roupas de segunda mão e nada mais.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: Em organizações que adotam estratégia genérica de diferenciação, é comum observar tecnologias de produção de uso fácil, manutenção de autoridade centralizada e alto nível de padronização de operações.

Negativo. Essas são características da liderança em custo. Tecnologias de produção de uso fácil nos faz pensar em produção em série (um monte de pipoca doce sendo produzida por centavos).

Vamos repassar um pouquinho o estudo sobre as estratégias?

ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER: são métodos para superar os concorrentes em algum setor ou indústria. São elas:

1. ENFOQUE: estratégia genérica é enfocar um determinado GRUPO COMPRADOR, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico (PALAVRAS-CHAVE: foco em um grupo, foco em uma linha de produtos, foco em um mercado).

2. LIDERANÇA NO CUSTO TOTAL:  CUSTO BAIXO EM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES, torna-se o tema central de toda a estratégia, embora a qualidade, a assistência e outras áreas não possam ser ignoradas (PALAVRAS-CHAVE: diminuição de custos, menores custos e custo baixo).

3. DIFERENCIAÇÃO: Consiste em DIFERENCIAR o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado ÚNICO no âmbito de toda a indústria (PALAVRAS-CHAVE: produtos/ serviços únicos e produtos / serviços exclusivos).

Fonte: desconhecida.

Dando continuidade ao estudo via questões, temos uma da CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: A empresa que procura designar e dominar o segmento de mercado em que atua concentra seus esforços e recursos na preservação das vantagens competitivas por meio da estratégia de: nicho.

Ela foca naquilo e nada mais – para se tornar a mais especialista de todos os seus pares.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: Ao adotar uma estratégia competitiva efetiva, a organização assume uma ação ofensiva ou defensiva e uma posição defensável contra as forças que governam a competição em setores do mercado.

“Uma estratégia competitiva, por sua vez, de acordo com Porter (1986, p. 45), é o conjunto de ações defensivas ou ofensivas para criar uma posição defensável em uma indústria, para enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas e, assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa”.

Fonte: https://cienciaenegocios.com/estrategias-competitivas-genericas-de-michael-porter/

Uma questão da Quadrix de 2019:

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QUESTÃO CERTA: Uma das estratégias genéricas citadas por Porter é a diferenciação, que envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca do cliente.

Exato. A pessoa ama o seu iPhone. Saiu um novo e ela corre para comprar, mesmo que o seu atual esteja inteiro, sem nenhuma avaria.

Uma questão da CEBRASPE de 2013:

QUESTÃO CERTA: Michael Porter identificou a liderança de custo, a diferenciação e o foco como estratégias administrativas que podem ser utilizadas na busca de vantagem competitiva, sendo o foco empregado como uma vantagem de custo ou de diferenciação em um segmento estreito.

Uma questão da CEBRASPE (2019):

QUESTÃO ERRADA: Um órgão público que tem como estratégia a concentração no atendimento aos contribuintes de tributos de maior valor adota uma estratégia de diferenciação, segundo o modelo de Porter.

Negativo, essa é a estratégia de enfoque. Diferenciação visa chamar a atenção, buscar torcida, fidelizar. Por acaso o contribuinte fica feliz de pagar tributo?

Uma questão da CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: Estratégias competitivas de diferenciação enfatizam atuação flexível com sólida autoridade central e forte coordenação entre as unidades de negócio da organização.

Pense o seguinte:

Caráter Rígido – Centralizado;

Caráter Flexível – Descentralizado;

Uma questão interessante do Instituto AOCP (2016):

QUESTÃO CERTA: A administração estratégica de uma empresa escolhe os seus cursos de ação que caracterizam sua estratégia. Considerando os principais tipos ou categorias de estratégias que uma empresa pode escolher, a campanha feita pela CASAN para uso racional da água, conforme a imagem a seguir, pode ser caracterizada em que tipo ou categoria de estratégia, dentre as relacionadas nas alternativas? Estratégia de redução das despesas.

Para finalizar, uma questão da CEBRASPE de 2010:

QUESTÃO CERTA: Sob o enfoque da administração estratégica, a diferenciação é uma estratégia empresarial que consiste em impor uma forte identidade própria no serviço ou no produto, de modo a torná-lo distinto dos demais produtos ou serviços concorrentes.

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