População Grande e Amostragem

0
206

QUESTÃO ERRADA: No caso de um auditor se deparar com grandes populações, deverá aumentar proporcionalmente o tamanho da amostra, para assegurar o mesmo grau de confiança que alcançaria no caso de uma população pequena.

Apêndice 3, fator 7 da NBC TA 530: Para populações grandes, o tamanho real da população tem pouco efeito, se houver, no tamanho da amostra. Assim, para pequenas populações, a amostragem de auditoria não é geralmente tão eficiente quanto os meios alternativos para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente. (Entretanto, ao usar a amostragem de unidade monetária, um aumento no valor monetário da população aumenta o tamanho da amostra, a menos que isso seja compensado por um aumento proporcional na materialidade para as demonstrações contábeis como um todo e, se aplicável, nível ou níveis de materialidade para classes específicas de operações, saldos de contas e divulgações).

QUESTÃO CERTA: Uma das vantagens do critério de seleção de itens acima de determinado valor é que, pela lei dos grandes números, tal procedimento permitirá verificar uma grande proporção do valor total de determinada conta ou tipo de transação.

No trecho ” tal procedimento permitirá verificar uma grande proporção do valor total de determinada conta ou tipo de transação” está claro que permitirá verificar uma grande proporção do valor total de determinada conta, o que não significa que atingirá a maior parte de itens da conta. 

Imaginemos uma situação hipotética: a conta “clientes” de uma entidade contêm 100 clientes, sendo que 5 deles, na proporção de valor, representam 60% do valor total da conta. Neste caso, se o auditor selecionar uma amostra pela seleção de itens acima de determinado valor, não significa que ele irá abranger a maior parte da amostra (itens “clientes” totais), mas sim atingirá os maiores valores apenas.

A amostragem estatística objetiva conhecer as características de uma determinada população a partir de uma parcela representativa.  É um método que obtêm informações de um grupo (universo) observando apenas uma parte (amostra).

Advertisement

Dessa forma, se a amostra já é representativa então selecionando item com valor superior à amostra, será possível verificar uma proporção grande da população.

Assim, a assertiva está CERTA.

QUESTÃO ERRADA: Em auditoria, quando a população é muito grande, deve-se realizar a amostragem, que é a aplicação de procedimentos exclusivamente estatísticos na totalidade da população para a seleção de uma amostra representativa do estudo.

NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria

5. Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir têm os significados a eles atribuídos:

Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população (²) relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.

A4. A amostragem de auditoria permite que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria em relação a algumas características dos itens selecionados de modo a concluir, ou ajudar a concluir sobre a população da qual a amostra é retirada. A amostragem em auditoria pode ser aplicada usando tanto a abordagem de amostragem não estatística como a estatística. (¹)