Política monetária e crowding out

5
332

QUESTÃO CERTA: Se a política monetária é operacionalizada por meio do controle das taxas de juros, uma expansão fiscal não gera efeito crowding out (efeito deslocamento) sobre o produto.

Parte superior do formulário

CERTO. Efeito Crowding-Out: a política fiscal expansionista desloca a curva IS para direita aumentando o produto (Y) e a taxa de juros (r). Como o investimento (I) é inversamente proporcional à r, esse aumento nos juros irá diminuir o investimento. Essa diminuição irá atenuar a expansão do produto (Y=C+G+I).

Mas se o Bacen não vai deixar que a taxa de juros aumente, o efeito crowding-out será anulado.

QUESTÃO CERTA: Considere o modelo IS-LM dado pelas seguintes equações:

• IS: Y = 2(A – 10i);

• LM: Y = 200 +10i;

• I = 600 – 10i.

Nesse modelo, Y é a renda, em u.m., A é o gasto autônomo em u.m., i é a taxa de juros e I é o investimento privado em u.m. O efeito do aumento dos gastos do governo sobre o investimento é denominado crowding out.

QUESTÃO ERRADA: No modelo com câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais, uma expansão fiscal por parte do governo acarreta redução na mesma magnitude das exportações líquidas (efeito crowding-out total).

Efeito da Política Fiscal Expansiva em um mercado com mobilidade perfeita de capitais e taxas de câmbio flutuantes sobre o nível de renda de equilíbrio da economia é nulo, ou seja, a política fiscal é importante para elevar a renda da economia até o nível de pleno-emprego. Em um primeiro momento, o efeito da política fiscal expansiva é o de deslocar para a direita a curva IS, elevando o nível da taxa de juros interna para cima da internacional (iI > iE). 

Advertisement

– Como iI> iE, haverá uma tendência à entrada liquida de capitais no país em função da maior atratividade da taxa interna. Isto terá como consequência um aumento da oferta de divisas e, na ausência da intervenção da Autoridade Monetária, ocorrerá uma valorização da moeda nacional (diminuição da taxa de câmbio). Esta valorização, estando operando a condição de Marshall-Lerner, provocará uma deterioração do saldo da balança comercial de tal forma que a curva IS tende a se deslocar para a esquerda. Esse processo continuará até que iI= iE, de tal forma que o acréscimo de DA proporcionado pela política fiscal seja anulado pelo decréscimo decorrente da demanda externa liquida, ou seja, até que IS volte para sua posição original e a economia para o equilíbrio.

É um processo de crowding-out só que as variáveis envolvidas em vez de serem G e I, são G e (X – M).

Livro: Introdução a Economia (Paulo Viceconti e Silverio das Neves)

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui