Política Fiscal Direta e Indireta

0
453

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A política fiscal pode ser realizada, diretamente, por meio de aumento ou diminuição do gasto público em consumo e investimento ou, indiretamente, por meio da elevação ou redução das alíquotas de impostos.

Por política fiscal entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos (G). Lembrando que os gastos agem de forma direta no PIB (= C + I + G + X – M).

Como os gastos públicos agem de forma direta na demanda agregada (renda) e arrecadação age de forma indireta, dizemos que a política fiscal via gastos é mais eficaz (intensa) que política fiscal executada via arrecadação de impostos (tributação). 

Quando a política fiscal é realizada no sentido de aumentar a renda (demanda agregada) da economia, dizemos que ela é expansionista, expansiva, ou ainda, inflacionária (como ela aumenta a demanda agregada, há incentivo para aumento generalizado dos preços). 

Quando a política é realizada no sentido de reduzir a renda agregada, dizemos que ela é restritiva, contracionista, pró-cíclica ou anti-inflacionária (como ela reduz a demanda agregada, como resposta, os preços tendem a baixar).