O Que É Plano? (Definição ou Conceito de Plano)

0
5245

Última Atualização 16 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Produto do planejamento, o plano não é um enfeite; é um evento intermediário entre o processo de planejamento e o processo de implementação do planejamento. Oferece uma estrutura de referência para a tomada de decisão e é um compromisso com a mudança.

QUESTÃO CERTA: O plano geral da principal ação pela qual uma organização tem a intenção de alcançar suas metas de longo prazo representa a estratégia propriamente dita, que revela as escolhas e decisões da administração superior.

Sim, esse é o plano estratégico.

QUESTÃO CERTA: Os planos estratégicos representam as etapas de ação, pelas quais uma organização tem intenção de alcançar as metas estratégicas em um espaço de tempo definido.

Em total consonância com a questão anterior.

QUESTÃO CERTA: Os objetivos são a parte mais importante dos planos. Os planos temporários ou de finalidade singular se extinguem quando os objetivos são realizados, como, por exemplo, quando um novo produto ou processo é desenvolvido.

QUESTÃO CERTA: Uma das funções básicas do administrador é o planejamento. Nessa função, o administrador deverá definir os objetivos para alcançar a finalidade da organização, bem como estruturar um plano de ação, isto é, uma estratégia, para atingir seus objetivos.

Divisão de Planos

Os planos podem ser classificados em diferentes critérios. Um dos critérios mais relevantes é o critério de permanência, que classifica os planos em temporários e permanentes.

Advertisement

▸Planos Permanentes

✔ Políticas

✔ Procedimentos

✔ Missão e Outros Objetivos Permanentes

▸Planos Singulares ou Temporários

✔ Cronogramas

✔ Calendários

✔ Orçamentos

✔ Projetos

Os planos temporários extinguem-se quando o objetivo é alcançado, que o caso de quando uma casa é construída. Já os Planos Permanentes, influenciam na organização, pois possuem decisões programadas, políticas, procedimentos são exemplos de planos que as organizações elaboram.

✎ Planos temporários: São também chamados de planos de finalidade singular, acabam quando os objetivos são realizados. Alguns exemplos são: o calendário de um curso da faculdade, o cronograma de construção de uma obra ou uma campanha publicitária. Em geral os planos temporários contêm decisões não programadas.

✎ Planos permanentes: Contêm decisões programadas, que são utilizadas em situações predefinidas. Políticas, procedimento e certos tipos de objetivos são planos permanentes.

QUESTÃO CERTA: São planos temporários ou singulares de um planejamento: cronogramas, calendários e orçamentos.