Planejamento Estratégico e Risco

0
356

QUESTÃO CERTA: Dados a sua abrangência e o prazo para a sua execução, o planejamento estratégico comporta maior risco para a organização que o planejamento tático.

Sim, pois para um prazo mais longo, buscamos prever tudo que é tipo de risco (apesar de não ser possível aniquilá-los por completo).

Planejamento Estratégico: Alto Risco; (Global)

Planejamento Tático: Médio Risco; (Setorial)

Planejamento Operacional: Baixo risco. (Operações)

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Em termo de gestão de riscos, o planejamento estratégico implica assumir riscos maiores que os assumidos no planejamento tático.

É certo porque, como sabemos, o planejamento estratégico se relaciona com o ambiente, tanto interno, quanto externo. Ele que faz essa sinergia entre os riscos controláveis (forças e fraquezas – interno

Advertisement
) e os riscos Incontroláveis (oportunidades e ameaças – externo). Portanto, caso seu planejamento, seja por projeção, seja por prospecção, tenha sido realizado em desacordo ou desorganizado com a realidade vivida pela organização, então, por envolver os dois ambientes e sendo ele quem fornece ferramentas e informações para os próximos desdobramentos (tático e operacional), seu risco é bem mais elevado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui