Patrimônio líquido do exercício corrente

0
183

QUESTÃO CERTA: O superávit patrimonial do exercício, apurado na demonstração das variações patrimoniais, somado ao patrimônio líquido do exercício anterior perfaz o total do patrimônio líquido do exercício corrente, o qual fica evidenciado no balanço patrimonial.

A DVP se apuram o resultado Patrimonial e o superávit patrimonial. No Balanço Patrimonial que se apuram o saldo patrimonial e o superávit financeiro do exercício.

A demonstração das variações patrimoniais é semelhante à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da contabilidade empresarial. O resultado patrimonial do exercício deve compor o patrimônio líquido, sendo destacado na conta resultados acumulados. Para a apuração do balanço patrimonial, é necessário ter a apuração do resultado patrimonial do exercício, pelo confronto entre variação patrimonial aumentativa e variação patrimonial diminutiva (apurado na demonstração das variações patrimoniais). Uma vez apurado o resultado patrimonial do período, a contas de val or patrimonial passam a ter o saldo zerado, pela transferência para o resultado do exercício (demonstração das variações patrimoniais). Se houver superávit (variação patrimonial aumentativa maior que variação patrimonial diminutiva), ele será somado ao patrimônio líquido anterior para perfazer o patrimônio líquido atual.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: O resultado patrimonial do exercício deve compor o patrimônio líquido, sendo destacado na conta ajuste de variação patrimonial.

Resultado patrimonial não deve ser destacado na conta ajuste de variação patrimonial, mas sim no resultado acumulado, que congrega o resultado do exercício atual conjugado com os resultados de períodos pretéritos.