Papel do Líder na Motivação

0
257

A liderança é um fenômeno que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal exercida em dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos.

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.132 e 236-237.

É importante saber relacionar temos como liderança, poder, comunicação e motivação.

Uma questão da CEBRASPE de 2013:

QUESTÃO CERTA: A liderança é um típico fenômeno interpessoal que tem impacto direto na motivação dos funcionários e, por consequência, em seus desempenhos individuas e coletivos.

Liderança tem a ver com a relação entre pessoas (fenômeno interpessoal) que tem reflexo direto na motivação dos funcionários e, por isso, na performance de cada um e de todos da organização. O líder se vale da comunicação para exercer poder sobre as pessoas e, com isso, busca atingir os objetivos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: O envolvimento do gerente com seus subordinados com o intuito de influenciá-los para a realização das atividades e a consecução das metas demonstra um tipo de liderança organizacional.

Sim, como vimos acima ” liderança é um típico fenômeno interpessoal”.

QUESTÃO CERTA: O impacto das ações do líder sobre os indivíduos e o compromisso permanente e duradouro com a mudança pessoal devem ser considerados para a sustentabilidade da liderança e para a motivação das pessoas.

As pessoas buscam mudança, constantemente, s e contam com o líder para prover novos desafios e aprendizagem. Esse aspecto sustenta a imagem do líder e tem impacto na motivação das pessoas.

QUESTÃO CERTA: A relação de dependência interpessoal entre dois indivíduos é um elemento importante para a compreensão do poder e da liderança nas organizações.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: A relação entre motivação e liderança pode ser observada quando pessoas influenciam outras em virtude daquilo que estabelecem como objetivos, conforme se percebe nas relações de dependência interpessoal.

Nessa questão, o examinador trocou a palavra poder por motivação (como vimos na questão anterior).

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: A motivação manifestada pelo líder de uma equipe é atributo suficiente para que a equipe alcance resultados de maneira satisfatória ou, até mesmo, consiga superar o resultado esperado.

“Finalmente é essencial contar-se com uma motivação negativa, possibilitada através da demissão por insuficiência de desempenho. Embora secundária em relação às motivações positivas, não há dúvida que sem ela será muito difícil, senão impossível, levar o funcionário comum a valorizar o seu emprego”.

Bresser Pereira, Reforma da Adm. Pública, página 40, item 4.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Para exercer a liderança é necessário que o funcionário tenha habilidade de relacionamento com as equipes e motivação para condução das atividades propostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui