Padrão Ético dos Servidores Públicos

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COPEVE-UFAL (2014):

QUESTÃO CERTA: “Atualmente, a palavra ética tem aparecido com frequência nos noticiários. Numa definição formal, comportamento ético é aquele aceito como sendo moralmente “bom” ou “certo” num determinado caso, como oposto de “mau” ou “errado” numa certa condição”.

SCHERMERHORN JR, JOHN R. Fundamentos de Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Com relação à citação acima, pode-se afirmar que

(A) a conduta ética na Administração Pública não perpassa por temas comuns à honestidade em comunicações e contratos, presentes e diversões, gorjetas, práticas de rescisão de contratação de serviços.

(B) responsabilidade social organizacional é uma faculdade da organização de agir de forma ética e moral como instituição social. Esse conceito sugere que os membros devem certificar-se de que seus esquemas éticos se estendem à organização como um todo.

(C) a visão dos direitos morais considera comportamento ético como aquele que respeita parcialmente os direitos fundamentais compartilhados por todos os seres humanos. Essa visão está fortemente ligada ao princípio dos direitos humanos básicos, como vida, liberdade e tratamento justo pela lei.

(D) a moral é uma situação na qual uma pessoa precisa decidir se vai fazer algo que, apesar de beneficiá-la ou à organização, ou a ambos, pode ser considerada antiética.

(E) a ética no serviço público decorre de três fatores: natureza do indivíduo, natureza do serviço executado e da relação do servidor com o público.

CONSULPAM (2014):

QUESTÃO CERTA: O padrão ético dos servidores públicos no exercício de sua função pública advém de sua natureza, ou seja, do caráter público e de sua relação com o público. A ética no Serviço público decorre de três fatores, EXCETO:

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A) Da natureza do indivíduo.

B) Da natureza do serviço executado.

C) Da relação do servidor com o público.

D) Da disposição do servidor público em ajudar a população.

CONSULPAM (2015):

QUESTÃO CERTA: O padrão ético dos servidores públicos no exercício de sua função pública advém de sua natureza, ou seja, do caráter público e de sua relação com o público. A ética no Serviço público decorre de três fatores, EXCETO:

A) Da natureza do indivíduo.

B) Da natureza do serviço executado.

C) Da relação do servidor com o público.

D) Da disposição do servidor público em ajudar a população.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: O Padrão ético dos servidores públicos no exercício de sua função advém de sua natureza, qual, do caráter público e de sua relação com o público.