O Que São Outros Resultados Abrangentes?

0
3242

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Outros resultados abrangentes constantes do balanço consolidado devem ser atribuídos aos proprietários da controladora e às participações de não controladores.

O erro da questão está no demonstrativo apresentado, qual seja o “balanço consolidado”. Observa-se que o conceito está de acordo com as normas contábeis. Todavia, o resultado abrangente é apresentado no DVA, podendo figurar também na DMPL.

RESULTADO ABRANGENTE “é uma alteração no patrimônio líquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias NÃO originadas dos sócios”.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: A avaliação de instrumentos financeiros a valor justo, quando realizada em conta do patrimônio líquido, deve ser evidenciada na demonstração do resultado abrangente.

Outros resultados abrangentes: Compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação), que não são reconhecidos na demonstração do resultado como requerido ou permitido pelos pronunciamentos, interpretações e orientações emitidos pelo CPC.

Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:

(d) ganhos e perdas resultantes de investimentos em instrumentos patrimoniais designados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 5.7.5 do CPC 48 – Instrumentos Financeiros; (Alterada pela Revisão CPC 12)

(da) ganhos e perdas em ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 4.1.2A do CPC 48;

(e) parcela efetiva de ganhos e perdas de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa e os ganhos e perdas em instrumentos de hedge que protegem investimentos em instrumentos patrimoniais mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes;

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: A tabela a seguir apresenta informações, com valores em reais, extraídas da contabilidade do exercício de 20XX de uma empresa.

De acordo com os dados da tabela, e considerando que, no exercício de 20XX, a referida empresa apurou lucro líquido de R$ 120.000, então o valor, em reais, apurado pela empresa a título de outros resultados abrangentes no período foi de: 154.000.

(+) tributos sobre ajustes negativos => SOMOU (somou porque o ajuste foi negativo. Imagine como uma reversão ou uma compensação)

(-) tributos sobre ajustes positivos => SUBTRAIU (subtraiu porque o ajuste foi positivo. Como houve ganho, foi tributado)

Dica útil: O Lucro Líquido entra na Demonstração dos Resultados Abrangentes, mas não entra nos Outros Resultados Abrangentes.

(I) Cálculo de Outros Resultados Abrangentes

(-) Ajustes negativos de instrumentos financeiros ……. (60.000)

(+) ajustes positivos por conversão do período de investimentos no exterior ………………………………………………………………………………………………………. 260.000

(+) tributos sobre ajustes negativos de instrumentos financeiros ……………………………………………………………………………………………………….. 20.000

(+) equivalência patrimonial sobre resultados abrangentes positivos ……………………………………………………………………………………………………….. 24.000

(-) tributos sobre ajustes positivos de conversão do período de investimentos ……………………………………………………………………………………………………… (90.000)

= Outros Resultados Abrangentes …………………… 154.000,00

Cabe observar que como o “Ajuste sobre os instrumentos financeiros” foi negativo (- $ 20.000), a tributação gera um crédito tributário a favor da empresa; aumentando-se, assim, o saldo de “Outros Resultados Abrangentes. ”

Diante disso, os Outros Resultados Abrangentes apurado foi de $ 154.000.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Além dos resultados operacionais presentes na demonstração do resultado do exercício, a demonstração do resultado abrangente inclui os resultados não realizados que tenham transitado no patrimônio líquido da entidade.

Os “Outros Resultados Abrangentes” compreendem as receitas e as despesas que não são reconhecidas na Demonstração do Resultado do Exercício.

Os ajustes de reclassificação são valores reclassificados para o resultado do período corrente que foram reconhecidos como outros resultados abrangentes no período corrente ou em períodos anteriores.

Por exemplo, um ganho realizado na alienação de um ativo financeiro disponível para venda é reconhecido no resultado quando de sua baixa. Esse ganho pode ter sido reconhecido como ganho não realizado nos outros resultados abrangentes do período ou de períodos anteriores. Dessa forma, os ganhos não realizados devem ser deduzidos dos outros resultados abrangentes no período em que os ganhos realizados são reconhecidos no resultado líquido, evitando que esse mesmo ganho seja reconhecido em duplicidade.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: O saldo positivo apresentado na conta ajustes de avaliação patrimonial, do patrimônio líquido, decorrente da avaliação a valor justo dos títulos classificados na categoria disponíveis para venda, é um item que deve ser apresentado, pelas companhias abertas, na demonstração de resultado abrangente do período.

Advertisement

O item contábil em questão não deve, dentro da situação descrita, ser apresentado na demonstração de resultado abrangente do período.

A DRA é uma demonstração transitória, como a DRE, e, portanto, é apresentado apenas as variações de um determinado período.

No CPC 26 diz: “(da) ganhos e perdas em ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 4.1.2A do CPC 48; (Incluída pela Revisão CPC 12)”

Item significa o AAP. Na DRA entra apenas a variação da AAP, que participa da formação do resultado abrangente do período.

CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: Os ganhos e as perdas atuariais, apesar de ainda não incorridos, são reconhecidos e demonstrados na demonstração do resultado abrangente.

Segundo o CPC 26, quando aborda a DRA, os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:

–> Variações na reserva de reavaliação

–> Ganhos e perdas atuariais

–> Ganhos e perdas de conversão das demonstrações (exterior)

–> Ganhos e perdas ativos financeiros disponíveis para venda

–> Ganhos e perdas com hedge

VUNESP (2018):

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresenta a transação que configura como um resultado abrangente. 

A) Apropriação de seguros das atividades operacionais.

B) Desvalorização de instrumento financeiro mensurado a valor justo para resultado do exercício.

C) Ganho com propriedades adquiridas para aluguel e valorização.

D) Reconhecimento de perda possível em processos trabalhistas.

E) Resultado atuarial negativo em plano de benefício definido.

Solução:

A) ERRADO. É uma despesa incorrida, então vai para o resultado (DRE).

B) ERRADO. Como o instrumento é avaliado ao valor justo por meio do resultado, a desvalorização é uma despesa e vai para o resultado (DRE). Se o instrumento fosse avaliado ao valor justo por meio do O.R.A, ele configuraria um resultado abrangente.

C) ERRADO. É uma receita ganha, então vai para o resultado (DRE).

D) ERRADO. Se a perda é possível, então é um passivo contingente. Não será registrado e sim divulgado em notas explicativas. Caso fosse provável, seria uma despesa e iria para o resultado (DRE).

E) CERTO, pois é um dos componentes dos “outros resultados abrangentes”.

Outros resultados abrangentes (O.R.A)

  • Resultados não realizados que transitam no PL
  • Compõem o resultado abrangente total
  • Resultado abrangente total = Resultado líquido da DRE + Outros resultados abrangentes
  • Exemplos de O.R.A:
  • variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente
  • ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido
  • ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior
  • ganhos e perdas resultantes de investimentos em instrumentos patrimoniais designados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes.

CEBRASPE (2023):

QUESTÃO CERTA: A demonstração de resultado do exercício expressa os resultados abrangentes que contribuíram para o aumento ou a redução dos direitos dos sócios na companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui