Última Atualização 27 de agosto de 2021
Qual a relação entre organização informal e relações humanas? Você sabe? Em dica passada, aqui no Caderno de Prova, falamos sobre em que teorias /escolas da Administração ela ocorre. Repetimos diversas vezes que a organização informal e a teoria clássica são como inimigas. A abordagem clássica é desdobrada em Teoria Clássica de Fayol e Administração Científica de Taylor.
QUESTÃO ERRADA: A partir da teoria da administração científica, o papel da organização informal passou a ser reconhecido nas teorias clássicas da administração.
Negativo! Acabamos de explicar que são como água e óleo (não se misturam).
O papel da organização informal foi reconhecido somente a partir da teoria das relações humanas, que, por sua vez, é posterior à teoria da administração científica.
Na administração científica o trabalhador é visto como máquina, não existia organização informal naquela época.
Teoria Clássica = enxergava-se o ser humano como uma máquina, basicamente um número, sem sentimentos.
Organização informal = conversas paralelas, interatividade social, “tempo para o cafezinho” e outros.
Vejamos outra questão sobre esse assunto:
QUESTÃO ERRADA: A existência da organização informal e do poder dos grupos sobre a produtividade dos indivíduos representa o principal impacto da administração científica na gestão de pessoas.
Explicação:
“A Administração Científica é o primeiro modelo de desenho de cargos, ou seja, o homem era considerado um “simples boi”, no qual era visto apenas na ótica de recurso reprodutivo. A organização informal, que está ligada a necessidade de contato social, é ensejada na visão multifatorial do homem, isto é, na qual o ser humano é um ser complexo e singular. Todo esse conhecimento representa o principal impacto do modelo Humanístico/ Relações Humanas, este foca no contexto do cargo e nas condições sociais sob as quais é desempenhado.
Na administração científica não era cogitada a presença informal dos grupos, essa vertente surge com a teoria das relações humanas devido as experiências nas fábricas surge uma nova liderança: os grupos informais”.
Fonte: desconhecida.
QUESTÃO ERRADA: No século XX, a evolução da administração foi marcada pela transição do enfoque relacional — que prioriza aspectos da organização informal e elementos comportamentais — para o enfoque estrutural, com ênfase na organização formal, nas regras e nas estruturas organizacionais.
Vejamos uma cronologia das escolas /teorias:
1903 – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
1909 – TEORIA DA BUROCRACIA —> enfoque estrutural
1916 – TEORIA CLÁSSICA
1932 – TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS —> enfoque relacional