Organização Formal e Organização Informal

0
2079

Em outra oportunidade, falamos, aqui, no Caderno de Prova, sobre organização formal e organização informal. De qualquer forma, podemos recapitular a você que não está lembrado. Faremos isso de maneira sucinta, tendo em vista que as questões que estudaremos são suficientes para compreender a diferença entre elas e o que elas são de fato.

Não caia na ilusão de achar que organização formal é a que consta com os registros em dia (como aqueles perante a junta comercial) e a organização informal diz respeito àquela que nenhum registro tem. Não é isso. Usamos essas denominações para nos referirmos ao conjunto de elementos formais que regem a relação entre as pessoas (no âmbito da organização) e para os quais estão subordinadas – e, em contrapartida, à relação de confiança estabelecida entre as pessoas por possuírem interesse comuns “extra corporativos”, digamos.

QUESTÃO CERTA: É possível dizer que a abordagem estruturalista envolve duas abordagens anteriores: a clássica e a de relações humanas. A abordagem das relações humanas permite à organização adicionar elementos da abordagem estruturalista e assim oferecer condições de desempenho excepcional. Ainda, tal teoria permite classificar a organização e duas categorias: a formal, orientada pelo organograma, e a informal, dada por: relacionamentos entre pessoas de uma organização sem que haja vinculação hierárquica.

QUESTÃO CERTA: Com relação ao conceito de cultura organizacional, é correto afirmar que a organização informal se caracteriza, entre outros fatores, por: atitudes e comportamentos.

Certo. Pessoas do trabalho percebem que gostam de futebol e marcam partidas de 15 em 15 dias – temos aí uma manifestação da organização informal.

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa correta. Refere-se ao padrão de organização determinado pela administração: divisão do trabalho e poder de controle, as regras e regulamentos: organização Formal.

Percebe os elementos formais que eu havia citado anteriormente?

QUESTÃO CERTA: A estrutura formal é composta de órgãos, cargos, relações funcionais e linhas lógicas de autoridade.

Correto, é o conjunto dos elementos formais aos quais os colaboradores estão subordinados.

QUESTÃO CERTA: Entre as características das organizações formais modernas destacam-se a: hierarquia, o racionalismo e a especialização.

Mais uma:

QUESTÃO CERTA: As organizações formais modernas, objeto fundamental da Administração Pública, possuem características comuns. Assinale a opção que apresenta apenas características das organizações formais modernas: Especialização e distribuição de autoridade.

Outra questão que reforça o que eu disse sobre elementos da organização formal. Se trata de mais uma exemplificação.

QUESTÃO CERTA: A alternativa que apresenta uma das principais características da organização formal é a: Divisão do trabalho.

Viu como essa cobrança se repete incessantemente? Fique de olhos abertos! Repare como na questão abaixo foi trocado ‘formal’ por ‘informal’.

QUESTÃO ERRADA: A estrutura informal é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais da organização. 

Vejamos uma questão da Universidade Federal e Santa Catarina (2016):

QUESTÃO CERTA: Com relação à organização formal e à organização informal, indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(F) A organização formal especifica a distribuição de autoridade de seus membros e normatiza todos os relacionamentos interpessoais.

Organização formal e relacionamentos interpessoais? Não.

(F) A organização informal somente apresenta desvantagens porque difere da estrutura formal da organização e é contraorganizacional.

Errado. A organização informal apresenta vantagens também, como vimos [nessa outra dica, clique aqui]. 

(F) A organização formal representa, por meio do organograma, a quem cada trabalhador deve se reportar, sejam os líderes formais ou informais.

Errado. O organograma está ligado à hierarquia entre as pessoas, traço característica da organização formal.

(V) A organização informal tanto pode favorecer a coordenação entre setores e pessoas quanto pode criar tensões e conflitos. 

Sim. Novamente temos a questão da vantagem e desvantagem entre organizações.

QUESTÃO CERTA: Em uma organização informal, não é possível identificar a sua cadeia de comando nem o seu organograma, mesmo que a organização seja legalmente constituída.

Correto, isso é papel da organização formal.

QUESTÃO CERTA: Todos os relacionamentos interpessoais que o organograma não pode captar referem-se à organização ou à estrutura informal.

Sim! Veja como a questão faz o (a) candidato (a) tremer as bases por conta da palavra ‘todos’. É do feitio da CEBRASPE (2013).

Outra da CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: São duas as formatações da estrutura organizacional: a informal, resultante das relações sociais e pessoais, e a formal, que dá ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidades alocadas nas unidades organizacionais. Ambas devem ser consideradas no estudo e análise da estrutura organizacional.

Advertisement

Uma da CEBRASPE (2011):

QUESTÃO CERTA: As características das organizações formais incluem a hierarquia administrativa, que favorece o planejamento da divisão do trabalho e o estabelecimento das diretrizes do sistema de recompensas e punições.

Observe essa questão da QUADRIX (2018):

QUESTÃO CERTA: Do ponto de vista da organização como uma entidade social, a organização formal é baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades.

Voltando para a CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse projeto, que é de outro setor. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir. Ao evitar a especialização, o diretor assegura a isonomia entre os funcionários, uma das características da organização formal.

Especialização tem tudo a ver com organização formal.

Uma questão da CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA: As organizações são formadas por grupos de pessoas que buscam, deliberadamente, realizar um ou mais objetivos em comum, a partir da coexistência de duas formas de estrutura: a formal e a informal.

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações modernas, as redes sociais e pessoais, fundamentais para a estrutura organizacional, integram a sua estrutura informal, e a concorrência com a estrutura formal é identificada como fator favorável à melhoria do desempenho da organização.

Não deve haver concorrência entre a organização formal e organização informal.

Uma questão da CEBRASPE (2008):

QUESTÃO CERTA: Uma empresa pública em processo de reestruturação elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que existe uma integração entre as diversas áreas funcionais. Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir. Dentro da estrutura informal dessa empresa, podem surgir futuros líderes formais.

Explicação:

“A organização formal, baseada na estrutura desenhada pela empresa de forma planejada e racional, descrita em normas e regulamentos internos;

A organização informal, que surge espontaneamente da interação diária entre os indivíduos, de forma não-planejada, a partir das relações humanas.

Assim, nem sempre o gerente que tem autoridade formal conseguirá atuar como líder, e muitas vezes surgem espontaneamente líderes que não exercem formalmente nenhum cargo de chefia.

Esse é um fenômeno que as organizações devem levar em conta, no que diz respeito à influência das relações humanas sobre o desempenho global da organização, ou seja os líderes informais podem ter grande potencial para se tornarem líderes de fato (FORMAL)”.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: As organizações informais têm alguns benefícios, como o de ser um importante canal de comunicação entre os empregados e alguns problemas, como os relacionados à resistência a mudanças.

A comunicação informal, não é estratégica, afinal não é solicitada pela alta administração, mas não é por isso que seja menos importante.

Portanto a rede de rumores é uma importante ferramenta do sistema de comunicação de empresas e trabalhadores, ela pode identificar para os gestores temas confusos que são importante para os trabalhadores, podendo funcionar como um mecanismo de feedback e filtragem para detectar importantes temas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui