Organização de informações obtidas pelo auditor

0
215

QUESTÃO CERTA: Os fluxogramas são diagramas que descrevem os passos do processamento da informação nas rotinas contábeis. Sua elaboração é acompanhada por descrições narrativas que evidenciam detalhes adicionais dos controles. Assim, podemos afirmar que eles somente não evidenciam da entidade: os passivos contingenciais omitidos.

As informações sobre o sistema de controle interno são obtidas mediante leitura dos manuais, entrevista com os funcionários e observação direta das operações. As informações obtidas pelo auditor são organizadas das seguintes formas:

– Memorandos narrativos

– Questionários padronizados

– Fluxogramas

O fluxograma é uma das técnicas mais detalhada e analítica, que usa um conjunto de símbolos para facilitar a visão e a avaliação sobre os controles. O fluxograma permite visão global do sistema e facilita a rápida visualização por terceiros devido à padronização dos símbolos.

Advertisement

Através do Fluxograma é possível evidenciar: As funções do processo, a trilha de auditoria documentária, os programas e arquivos de computadores e os relatórios do processo.

Não é possível, no entanto, evidenciar passivos contingenciais omitidos.