Operação de crédito – lançamento

0
113

QUESTÃO CERTA:

D 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional (F)

C 2.1.2.2.x.xx.xx Empréstimos a curto prazo – externo (P)

Considerando que o lançamento contábil precedente tenha sido feito por um ente da administração pública federal, julgue o seguinte item: O lançamento em questão descreve o aumento das disponibilidades do referido ente devido à contratação de uma operação de crédito.

Dá para matar a questão de forma interpretativa: Sem dúvidas, contratando um empréstimo por mais que a entidade tenha uma dívida, em contrapartida há aumento de disponibilidade pois esse dinheiro entrará no caixa da instituição.

Portanto, há um aumento de disponibilidades (CAIXA) devido a contratação de empréstimo.

Operação de crédito é todo compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros, bem como a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação. (Lei 101/00 – Lei de Responsabilidae Fiscal, Art. 29). 

Advertisement

Operação de crédito interno quando contratada com credores situados no País; 

Operação de crédito externo quando contratada com agências de países estrangeiros, organismos internacionais ou instituições financeiras estrangeiras. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui