O Que São As Metáforas de Morgan? (exemplos)

0
742

A máquina é uma metáfora promissora para se compreender a complexidade das organizações porque pode ser projetada para funcionar de um modo previsível.

O organismo é uma metáfora promissora pare se compreender a complexidade das organizações pela sua capacidade de sobreviver e evoluir, ou seja, pela sua eficácia.

O cérebro é uma metáfora promissora para se compreender a complexidade das organizações pela sua capacidade de processar informações e de aprender a aprender, maior do que qualquer máquina que esse mesmo cérebro seja capaz de projetar.

QUESTÃO CERTA: A tabela abaixo, em sua coluna da esquerda, apresenta três visões metafóricas associadas às organizações que mudam. Em sua coluna da direita, apresenta cinco características associadas a essas visões.

A correspondência correta entre visões e características é:

I-d – II-a – II-b – III-c – III-e

1-A organização vista como máquina: Os teóricos clássicos da Administração, Taylor e Fayol, e a especificação de Weber da burocracia como tipo ideal, ao projetarem as organizações, agiram exatamente como se estivessem projetando uma máquina. Estes tipos de organizações são chamados burocracias e são consideradas como sendo mais eficazes em ambientes estáveis ou protegidos, e menos eficazes em ambientes turbulentos e competitivos, como os vividos na atualidade.

2-A organização vista como organismo – A ideia de que as organizações são parecidas com organismos vivos dirigiu a atenção para assuntos mais genéricos, tais como sobrevivência, eficácia organizacional e a sua relação com o ambiente. Um organismo é tipicamente visto como uma combinação de elementos, diferenciados, mas integrados 

Advertisement
que procuram sobreviver no contexto de um ambiente mais amplo.

3-A organização vista como cérebro – Essa metáfora parte da premissa que a organização, de modo similar ao cérebro, é um sistema de processamento de informações capaz de aprender a aprender, e que ambos podem ser concebidos para refletir princípios holográficos. Através da aprendizagem, nos recriamos e tornamo-nos capazes de fazer algo que nunca fomos capazes de fazer.

QUESTÃO CERTA: Proposto por Morgan, o modelo orgânico de instituição assemelha-se, na natureza, a um organismo vivo, sendo, portanto, capaz de se adaptar a certas condições ambientais.

QUESTÃO CERTA: Morgan menciona, em seu livro “Imagens da Organização”, baseando-se em Mintzberg, a existência de cinco tipos de organização. Indique a alternativa que NÃO corresponde a um tipo de organização mencionado por Morgan:

A) Máquina burocrática.

B) Forma departamentalizada.

C) Burocracia profissional.

D) Estrutura complexa.

E) Modernas adhocracias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui