O Que É Planejamento Estratégico? (exemplos)

0
843

Última Atualização 10 de maio de 2022

O que é ESTRATÉGIA? Segundo a Fundação Getúlio Vargas:

  • Ela pode ser um plano: uma ação conscientemente pretendida, uma diretriz para lidar com uma situação.
  • Ela pode ser um padrão: uma corrente de ações, ou seja, uma consistência no comportamento pretendido ou não.
  • Ela pode ser uma posição: um meio de localizar em uma organização aquilo que os teóricos organizacionais gostam de chamar de “ambiente”.
  • Ela pode ser um pretexto: uma manobra específica para superar o oponente ou o concorrente.

QUESTÃO CERTA: A partir do surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, o planejamento das organizações passou a ser complementado pela visão estratégica de negócios.

QUESTÃO CERTA: Planejamento estratégico é um processo gerencial que: diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

QUESTÃO CERTA: O processo pelo qual um sistema mantém sua competitividade em seu meio ambiente organizacional, pela determinação de onde a organização está, para onde ela quer ir e como ela deseja chegar lá, é conhecido como: planejamento estratégico.

Falou ‘a nível organizacional’ – batalha perante concorrentes, isto é, competitividade, é planejamento estratégico.

QUESTÃO CERTA: Analise as definições a seguir:

“Trata-se do processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando o seu ambiente atual e futuro”. (Schimidt, Santos, Pinheiros e Martins apud Pagnoncelli e Vasconcellos – 1992)

“Trata-se do processo gerencial que permite estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente”. (Schimidt, Santos, Pinheiros e Martins apud Oliveira – 1999)

“É um processo que consiste na análise dos pontos fortes e pontos fracos da empresa e das oportunidades e ameaças do ambiente. Esta análise tem o intuito de estabelecer objetivos, planos e ações que possibilitem um aumento da competitividade empresarial”. (Cunha – apud LUNKES, 2003)

Com base nessas definições, conclui-se que os autores, apesar de diferentes formas, abordam: planejamento estratégico.

QUESTÃO CERTA: Entre as características e elementos do planejamento estratégico que o diferenciam do planejamento operacional, insere (m) -se:

I. estabelecimento de metas de longo prazo e dos meios para alcançá-las.

II. a atuação dos principais dirigentes da organização.

III. a postergação de decisões estratégicas para o longo prazo.

Está correto o que se afirma APENAS em: I e II.

QUESTÃO CERTA: Há vários níveis de planejamento. Aquele que é o processo de definir objetivos e formas de realizá-los e envolve a organização como um todo é o planejamento: estratégico.

“O Planejamento Estratégico refere-se à organização como um todo e abrange o longo prazo”.

(Sobral & Peci, 2008)

“O Planejamento Estratégico é compreensivo, desta forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos neste processo para que a organização tenha sucesso”.

(Matos e Chiavenato, 1999)

QUESTÃO CERTA: Os planos estratégicos cobrem uma área mais ampla e lidam menos com particularidades.

QUESTÃO CERTA: O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização. Uma das etapas relevantes da sua implementação é a definição de questões, objetivos e estratégias, sendo que:

I. a definição dos objetivos organizacionais antecede a das questões estratégicas.

II. as metas representam as partições dos objetivos a serem alcançadas no curto prazo.

III. a estratégia corresponde ao caminho mais adequado a ser percorrido para alcançar os objetivos.

Está correto o que se afirma APENAS em: II e III.

O erro da II é dizer curto prazo. Estratégico é longo prazo.

QUESTÃO CERTA: Dentre as funções da Administração está o planejamento, que, de acordo com uma das definições doutrinárias possíveis, consiste na “determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado”. Corresponde, pois, à “determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível” (LACOMBE, F. Teoria Geral da Administração, São Paulo: Saraiva, p. 70). Existem, contudo, diferentes níveis de planejamento, sendo um deles o denominado planejamento estratégico, o qual:

I. está relacionado à adaptação da organização a um ambiente mutável.

II. é um processo de construção de consenso.

III. possui o horizonte de tempo de curto prazo e prevê ações concretas.

Advertisement

Está correto o que consta APENAS em: I e II.

O que tornou o item II errado foi dizer “de curto prazo”, quando é de longo.

QUESTÃO CERTA: Dentre as metas apresentadas, assinale aquela que se refere a um planejamento estratégico: atingir, ao final dos próximos dez anos, a liderança do seu mercado.

QUESTÃO ERRADA: O planejamento estratégico de uma organização torna-se relevante somente quando a implementação de suas metas resulta no alcance de resultados de curto prazo.

Negativo. Estamos falando de resultados de longo prazo.

QUESTÃO CERTA: Considerando o planejamento estratégico do tipo convencional, julgue os próximos itens. Os objetivos e os orçamentos estão focados no controle do desempenho global.

FGV (2012):

QUESTÃO CERTA: Estratégia é a seleção dos meios, de qualquer natureza, empregados para realizar objetivos. O conceito de estratégia nasceu da necessidade de realizar objetivos em situações complexas, principalmente nas quais um concorrente procura frustrar o objetivo de outro. A finalidade da estratégia, segundo Aristóteles, é a vitória. No campo da administração das organizações, a estratégia abrange os objetivos da organização na relação com seu ambiente: a seleção dos produtos e serviços e dos mercados e clientes com os quais a organização pretende trabalhar. Assim, planejamento estratégico é o processo de elaborar uma estratégia (ou plano estratégico), com base na análise do ambiente e nos sistemas internos da organização. Acerca do planejamento estratégico, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) Está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização.

B) É compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico.

C) É um processo de construção de consenso. Dada a diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento oferece um meio de atender a todos eles na direção futura que melhor convenha a todos.

D) É uma forma de aprendizado organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustarse em um ambiente complexo, competitivo e imutável.

E) É um processo marcado também pela intuição por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos e, não necessariamente, em dados concretos e quantitativos.

Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: “por que a organização existe, o que ela faz e como faz”. Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.