O Que É PIB A Preço de Mercado e PIB A Custo de Fatores? (Como Calcular?)

0
34775

Última Atualização 31 de janeiro de 2025

Produto a preço mercado (pm): é o produto que inclui os impostos indiretos, mas não inclui os subsídios.

Produto a custo de fatores (cf): é o produto que não inclui os impostos indiretos, porém inclui os subsídios.

A diferença entre o Produto a preço de mercado e o produto a preço (custo) de fator são os impostos indiretos e os subsídios.

Ppm = Pcf + impostos indiretos – subsídio

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: O PIB a preço de mercado é equivalente ao PIB a custo de fatores adicionado dos impostos indiretos e deduzido dos subsídios.

PIB (preços de mercado) = PIB (custo de fatores) + Impostos Indiretos – Subsídios.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Ao somar o produto pela ótica dos fatores de produção, obtém-se o produto interno bruto a preços de mercado.

Ao somar o produto pela ótica dos fatores de produção, obtém-se o produto interno bruto A CUSTO DE FATORES.

Para se encontrar o PIBpm, soma-se C+I+G+X-M. Caso se queira o PIBcf, substrai-se do PIBpm os impostos indiretos e somam-se os subsídios.

PIBpm = C + I + G + (X – M) corresponde à ótica da despesa (mesma coisa que PIB a preço de mercado).

FGV (2016):

QUESTÃO ERRADA: o PIB a preços de mercado é igual ao PIL a custo de fatores.

Negativo. A diferença entre o produto interno bruto (PIB) e o produto interno líquido (PIL) traduz-se no valor das depreciações. Ao contrário do PIB, o PIL tem em conta o valor da depreciação do capital.

FGV (2015):

QUESTÃO CERTA: A situação a seguir que NÃO descreve corretamente uma estática comparativa envolvendo a identidade macroeconômica correspondente é: um aumento dos impostos indiretos conjuntamente com uma redução dos subsídios eleva o Produto Interno Bruto a preços de mercado e a custo de fatores.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: PIB é um indicador econômico relevante para medir a riqueza de um país. Assinale a opção que apresenta uma característica do PIB a custo de fatores: Ele pode ser obtido ao se somar a depreciação, os salários e o excedente operacional bruto (juros, lucros e aluguéis).

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: O produto interno bruto (PIB) a preços de mercado deriva da soma da remuneração de todos os fatores de produção.

Pela ótica da renda, o PIB é a soma da remuneração de todos os fatores de produção de todas as unidades produtivas da economia.

ACEP (2006):

QUESTÃO CERTA: O Produto Nacional Líquido a custo de fatores é calculado a partir do Produto Nacional Bruto a preços de mercado, subtraindo os impostos indiretos e somando os subsídios.

FGV (2013):

QUESTÃO ERRADA: No cômputo da despesa interna bruta a preços de mercado, inclui-se as exportações e importações tanto dos não fatores como dos fatores de produção.

Errado, no custo de fatores é a mensuração econômica a partir dos valores pagos aos fatores de produção (capital, trabalho, terra), ao passo que a preços de mercado é a mensuração econômica a partir do valor que se paga na economia, ou seja, custo de fatores subsídios.

FGV (2013):

QUESTÃO ERRADA: O PIB a preços de mercado pode ser computado como o valor bruto da produção em cada etapa da cadeia produtiva.

Errado. Não se inclui a produção em cada etapa da cadeia produtiva, mas tão somente os bens e produtos finais.

FGV (2013):

QUESTÃO ERRADA: O PIB a custo de fatores é definido como a soma dos salários e do excedente operacional bruto.

Negativo. PIB a custo de fatores é a mensuração econômica a partir dos valores pagos aos fatores de produção (capital, trabalho, terra).

FGV (2013):

QUESTÃO CERTA: Quando os impostos indiretos e subsídios são nulos, o PIB a custo de fatores iguala o PIB a preços de mercado.

CERTO: PIB (pm) = PIB(cf) + Impostos Indiretos – Subsídios
Se Impostos indiretos + Subsídios = 0, então:
PIB(pm) = PIB(cf).

FGV (2013):

QUESTÃO CERTA: Considere as seguintes nomenclaturas:

PIB = Produto Interno Bruto e PIL = Produto Interno Líquido.  Quando o valor dos impostos indiretos é igual ao valor dos subsídios, a seguinte relação é válida: o PIB a preços de mercado iguala a soma de salários com o excedente operacional bruto.

Note que PIBpm=PIBcf+ impostos indiretos – subsídios. Temos ainda pela ótica da renda que: PIBcf= salários + Excedente Operacional Bruto, onde este último termo se refere às demais rendas, como juros, aluguéis, lucros e dividendos.

Verdadeiro. Temos que PIBpm=PIBcf+ impostos indiretos – subsídios. Na questão ele diz que impostos indiretos = subsídios. Portanto, PIBpm=PIBcf e, consequentemente, PIBpm = salários + excedente operacional bruto.

Existem formas diferentes de medir o resultado econômico de um país (ótica; visão), todas conduzindo a um mesmo valor numérico;

1- ótica da produção;

2 – ótica da despesa;

3 – ótica da renda.

1- ótica da produção (ênfase no valor adicionado):

VA (Valor Adicionado) = VBP – CI, em que VPB = valor bruto da produção. Considera apenas o valor adicionado na produção final, excluído o consumo de bens intermediários (CI) com o objetivo de evitar a dupla contagem desses valores;

PN = RN Produto Nacional;
PN = VA (Na ótica da produção);
PN a preço de mercado significa preço para consumidor, isto é, temos que acrescentar os custos dos tributos indiretos ao preço do produto e subtr air os Subsídios do Governo a esses preços (políticas de incentivo).
PNpm= VA + Ti – Sub (não confundir PN com PNB)
PN=PIB Produção interna
PIB = VBP – CI  + (T – S) [Na ótica da produção]

Advertisement

2 – ótica da despesa

Y = PIB
Y = C + I + G + (X – M)

C representa o consumo privado
I é a totalidade de investimentos realizada no período
G equivale aos gastos do governo
X é o volume de exportações
M é o volume de importações

3 – ótica da renda

PIB = Y = w + l + a + j

ESAF (2012):

QUESTÃO CERTA: o Produto Interno Bruto medido pela ótica da renda é igual à remuneração dos empregados mais o total dos impostos (líquidos de subsídios) sobre a produção e importação mais o rendimento misto bruto mais o excedente operacional bruto.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Nas contas nacionais, o valor do Produto Interno Bruto − PIB pode ser visto sob as óticas da produção, da demanda e da renda. Quando expressa a produção, o valor é igual: ao valor bruto da produção, a preços básicos, menos o consumo intermediário, a preços de consumidor, mais os impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: Para a mensuração do PIB, utilizam-se as seguintes abordagens: despesa, renda e produção, sendo a depreciação um componente utilizado no cálculo do produto na abordagem da despesa.

PIB à ótica da despesa (ou PIB a preço de mercado) = C + G +I + (X – M). Não há depreciação.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: A diferença entre produto interno bruto (PIB) a preços de mercado e PIB a custo de fatores é igual à soma dos impostos diretos menos o total dos subsídios à produção.

A diferença entre o PIB a preços de mercado e o PIB a custo de fatores é igual à soma dos impostos indiretos (e não diretos) menos os subsídios à produção.

Explicação:

  • O PIB a preços de mercado inclui impostos indiretos sobre a produção (como ICMS, IPI, etc.) e desconta os subsídios concedidos pelo governo.
  • O PIB a custo de fatores não inclui esses impostos e subsídios, pois ele calcula a produção a partir da remuneração dos fatores de produção (salários, lucros, etc.).

Portanto, a diferença é dada por:

Diferença = impostos indiretos – subsídios.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: O PIB a custo de fatores equivale ao PIB a preços de mercado, deduzidos os tributos indiretos e somados os subsídios.

Correlação custo de fatores preços de mercado:

PIB(pm) = PIB(cf) + Impostos Indiretos – Subsídios

ou

PIB(cf) = PIB(pm) – Impostos Indiretos + Subsídios.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Em uma economia aberta com governo, o agregado interno é igual ao agregado nacional, acrescido da renda líquida enviada ao exterior. Por outro lado, o agregado a custo de fatores corresponde ao agregado a preços de mercado, acrescido dos impostos indiretos, subtraindo-se os subsídios.

A primeira relação está correta.

O agregado interno é igual ao agregado nacional somado da renda líquida enviada ao exterior:

PNB = PIB + RLEE

Mas a banca inverte o sinal de subsídios e impostos indiretos.

Na verdade, temos:

PIBcf = PIBpm – II + Sub.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Um determinado país realizou, durante um ano, as transações com o exterior mostradas na tabela abaixo. Com base nessas informações e nos conceitos relacionados ao balanço de pagamentos, julgue o próximo item. O produto nacional bruto a custo de fatores é igual a R$ 820 bilhões.

www.cadernodeprova.com.br

PNB a custo de fatores= PIB a custo de fatores + RLEE (recebida abatida da enviada).

Porém, PIB  a custo de fatores = PIB a preço de mercado – Impostos Indiretos + Subsídios

PIB a custo de fatores = 900 – 60 + 10 = 850.

Calculamos PNB a custo de fatores = 850 + (0-30) = 820

CEBRASPE (2012)

QUESTÃO ERRADA: A soma das remunerações dos fatores de produção é igual à soma dos gastos em bens e serviços finais produzidos internamente durante um ano.

O que a questão está dizendo é PIBcf = DIBpm, o que é falso.

Soma dos fatores de produção é igual a PIBcf.

PIBpm = PIBcf + II – sub