O Que É Matriz SWOT Ou Análise SWOT?

0
1082

Essa dica do Caderno de Prova trata da definição, conceito e características da análise SWOT de modo geral. Há outras dicas no Caderno de Prova sobre essa ferramenta da etapa de planejamento. Assim, vale muito a pena conferir os nossos outros textos para fins de complementação dos seus estudos, OK?

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Por meio da análise SWOT, é possível analisar o ambiente externo à organização mediante a identificação de oportunidades e ameaças.

QUESTÃO CERTA: Buscando formular uma estratégia, os administradores precisam analisar o ambiente externo da sua organização e conhecer as competências e recursos à sua disposição. Ao seu alcance existe uma ferramenta gerencial que busca estudar de forma integrada os pontos fortes da organização, seus pontos fracos, as oportunidades e as ameaças. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome pelo qual esta ferramenta é conhecida: SWOT.

QUESTÃO CERTA: A análise SWOT possibilita que o gestor conheça o mercado e o cliente e, assim, avalie possíveis ineficiências no processo.

Sim, a ferramenta propicia uma análise / diagnóstico da atual situação externa e interna. Conhecendo as demandas do mercado e cliente (aspectos internos) é possível promover ajustes internamente (processos).

QUESTÃO CERTA: A matriz SWOT, como ferramenta de análise do macroambiente da organização, visa o reconhecimento de oportunidades e ameaças pelas quais as organizações têm pouca ou nenhuma capacidade de intervenção.

Correto, se trata de analisar o ambiente externo (macroambiente) e identificar oportunidades (como um novo negócio) e ameaças (como novos concorrentes).

QUESTÃO ERRADA: Os pontos fortes e os pontos fracos representam as variáveis controláveis pela organização, pois integram seu ambiente interno; já as oportunidades e ameaças, que integram o ambiente externo à organização, representam variáveis incontroláveis; assim, as ameaças não podem ser enfrentadas por nenhuma forma de atuação crítica da organização.

Elas podem ser enfrentadas – o único problema é que não temos controle absoluto sobre elas (se trata de algo imponderável).

QUESTÃO CERTA: SWOT é uma matriz de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio.

Correto – citou os 4 elementos.

QUESTÃO ERRADA: Em uma análise SWOT, a identificação de servidores desqualificados para o exercício das suas atribuições caracteriza uma ameaça, porque o despreparo funcional pode influenciar negativamente o desempenho almejado.

Não. Usamos a palavra ameaça aos nos referirmos a aspectos externos à organização.

QUESTÃO CERTA: A matriz SWOT é utilizada em diversas áreas do gerenciamento, inclusive, na etapa de análise de processos de negócio. Nesse contexto de BPM, é correto afirmar que a utilização da matriz SWOT serve para analisar: a visão interna dada pelos pontos fortes e fracos e a visão externa dada pelas oportunidades e ameaças.

Certinho. Aspectos internos (fraquezas e virtudes) e aspectos externos (oportunidades e ameaças).

QUESTÃO CERTA: A metodologia SWOT é uma ferramenta de análise comumente utilizada em processos de planejamento estratégico que permite analisar, de forma complementar, cenários internos e externos de uma dada organização.

Yes sir! Reparou em como as questões repetem?

QUESTÃO CERTA: Uma das visões mais utilizadas do Planejamento Estratégico usa a análise SWOT como ponto de partida para o estabelecimento e elaboração das proposições estratégicas. Essa análise é caracterizada por: análise e confronto das forças e fraquezas da organização, em termos internos, e das ameaças e oportunidades apresentadas pelo ambiente externo.

Show de bola! Mais uma questão citando os fatores internos e externos de modo correto.

QUESTÃO CERTA: Entre os elementos avaliados na matriz SWOT, estão as fraquezas, que são variáveis internas desfavoráveis.

Correto. Muito cuidado na hora da prova, pois o examinador pode trocar interno por externo ou falar que é favorável. Fica ativo (a) caderneiro (a)!

QUESTÃO CERTA: Uma Secretaria Municipal de Fazenda elabora o seu planejamento estratégico e define a existência de servidores próprios, concursados e capacitados como sua força. Esse tipo de planejamento estratégico refere-se: à análise SWOT.

Apesar de eu não gostar do termo força e preferir virtude…reconheço que está certíssima.

QUESTÃO CERTA: Uma das ferramentas bastante difundidas, aplicáveis na elaboração do planejamento estratégico das organizações públicas e privadas, é a Matriz SWOT, a qual: representa, graficamente, os aspectos internos identificados a partir do diagnóstico institucional (forças e fraquezas) e os aspectos externos (ameaças e oportunidades).

Aqui diagnóstico institucional foi usado com o sentido de “análise interna da organização na presente situação”. É como o médico, te analisa no momento da consulta.

QUESTÃO CERTA: Diretores da empresa SA resolveram elaborar o Planejamento Estratégico e, para tanto, terão que realizar a Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) que: identifica os pontos fortes e fracos da empresa, diante das ameaças e oportunidades existentes no mercado.

Questão que vai direto ao ponto. Alguma dúvida?

QUESTÃO CERTA: O diagnóstico institucional corresponde a uma etapa relevante para a implementação do planejamento estratégico de uma organização. Nessa etapa, é efetuada a análise dos ambientes interno e externo, que contempla, entre outros aspectos: os pontos fortes e fracos da organização, bem como as ameaças e oportunidades com as quais vai se defrontar.

Aqui, diferente da questão mais acima, ‘diagnóstico institucional’ foi utilizado para se referir ao ambiente interno e externo. Contudo, como enumerou os pontos principais, a questão é mesmo correta.

QUESTÃO CERTA: Considere que no bojo do desenvolvimento do planejamento estratégico de uma organização tenha sido utilizada, como ferramenta na fase de mapeamento, a Matriz SWOT. Com tal ferramenta serão identificados (as) /estabelecidos (as): as forças e fraquezas da organização e os desafios e oportunidades apresentados pelo cenário externo.

Tudo no seu devido lugar, vamos em frente com a fixação!

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CORRETA: No processo de planejamento estratégico, são realizados, por meio de matriz SWOT, o mapeamento e a análise das forças e das fraquezas da organização, bem como das oportunidades e das ameaças proporcionadas pelo ambiente externo.

QUESTÃO CERTA: A análise SWOT pode ser aplicada não só para a constituição de um novo negócio, mas também para definir oportunidades e ameaças para as ações planejadas dentro de uma instituição já em funcionamento.

Advertisement

Perfeito, não há qualquer registro na literatura que indique exclusividade no uso dessa ferramenta para instituições novas ou já e funcionamento.

QUESTÃO CERTA: As metodologias consagradas para implementação de planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas e privadas contemplam, como etapa relevante, o denominado diagnóstico institucional, muitas vezes utilizando como ferramenta a Matriz SWOT, que procura identificar: internamente, as forças e fraquezas da organização e, externamente, os desafios e oportunidades existentes no cenário em que se insere.

Calma, sei que você já deve estar cansado de ler sobre isso. Mas vamos em frente que atrás vem gente!

QUESTÃO ERRADA:balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta estratégica utilizada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. Objetiva auxiliar a verificação e consolidação do posicionamento organizacional por meio da análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e das ameaças organizacionais.

Na verdade, esse é o papel da análise SWOT, e não do BSC.

QUESTÃO CERTA: A matriz SWOT auxilia na análise de oportunidades e ameaças, aspectos relacionados ao ambiente externo à organização, e na análise de forças e fraquezas, relacionadas a seu ambiente interno.

Yes sir! É isso mesmo (como já estamos carecas de saber).

QUESTÃO ERRADA: Considere que, em um tribunal regional eleitoral, haja pequena quantidade de profissionais com conhecimento profundo na área de direito eleitoral e que, nesse mesmo tribunal, seja feito um planejamento estratégico com uso de análise SWOT. Nessa situação, de acordo com os princípios desse tipo de análise, a carência de especialistas deve ser considerada uma ameaça ao cumprimento da missão do tribunal.

Não. Usamos o termo ‘ameaça’ para nos referirmos aos aspectos externos à organização. Isso daí é chamado de ponto fraco ou fraqueza.

QUESTÃO ERRADA: Na análise SWOT, considera-se ameaça algo que existe internamente na organização e que pode impactar negativamente no cumprimento da missão como, por exemplo, uma equipe de colaboradores pouco capacitada.

Não, mais uma vez. Ameaça é para coisas fora da organização.

QUESTÃO CERTA: Após a utilização de uma usual ferramenta de análise estratégica, uma empresa fabricante de produtos de luxo verifica os seguintes pontos:

1-Mão de obra experiente.

2-Baixo capital de giro.

3-Aumento da renda da população.

4-Entrada de fortes concorrentes no setor.

Com base nos pontos identificados, assinale a opção que indica a ferramenta utilizada pela empresa: Análise SWOT.

Achei essa questão bem interessante por exemplifica o que estudamos até aqui.

QUESTÃO CERTA: A respeito do diagnóstico organizacional ou estratégico e identificação das variáveis envolvidas no processo, considere:

I. A análise interna identifica os pontos fortes e fracos da organização, ou seja, suas competências e deficiências.

II. A análise externa objetiva a identificação de oportunidades e ameaças que podem impactar o desempenho da organização.

III. Tanto as variáveis externas como as internas são controláveis, a partir da identificação das metas a serem alcançadas pela organização.

Está correto o que se afirma APENAS em: I e II.

Variáveis externas não são controláveis. Você pode amenizar uma ameaça (com uma contração, por exemplo). Mas não pode neutralizá-la por completo. Elas, infelizmente, não estão sob o nosso total domínio. Logo, errada.

QUESTÃO ERRADA: Na análise SWOT são identificados os pontos fortes e os pontos fracos integrantes do ambiente externo da organização; enquanto as ameaças e as oportunidades são identificadas internamente.

CEBRASPE (2007):

QUESTÃO ERRADA: O planejamento de sistemas de informação é uma atividade de grande importância em negócios em que se requer elevado grau de automatização no processamento de informações, como é o caso de instituições bancárias. Acerca do planejamento de sistemas de informação, julgue o item seguinte Um dos principais métodos utilizados para planejamento estratégico é o denominado método SWOT, que permite identificar o posicionamento do negócio de uma organização em relação a outras instituições que competem no mercado.

O objetivo desta ferramenta “…é identificar o grau em que as forças e fraquezas atuais são relevantes para, e capazes de, lidar com as ameaças ou capitalizar as oportunidades no ambiente empresarial.” (JOHNSON, et al 2007).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui