Última Atualização 27 de janeiro de 2022
QUESTÃO CERTA: Trata-se de reforço e feedback positivos que estimulam o comportamento livre de risco no trabalho, obtendo sucesso na melhoria das condições de segurança ou na redução de acidentes. Em programas de segurança no trabalho correspondem, portanto, a incentivos.
Feedback = Vem cá funcionário, vamos conversar sobre como vc está atuando.
Feedback positivo = Muito bem, funcionário. Excelente desempenho, fez tudo direitinho, continue assim. (INCENTIVO)
QUESTÃO CERTA: O feedback precisa ser tanto quanto possível: específico ao invés de geral.
Para tornar-se um processo realmente útil, o feedback precisa ser tanto quanto possível:
a) descritivo ao invés de avaliativo;
b) específico ao invés de geral;
c) compatível com as necessidades (motivação) de ambos (comunicador e receptor);
d) dirigido;
e) solicitado e não imposto;
f) oportuno;
g) esclarecedor para assegurar uma comunicação clara e precisa.
QUESTÃO CERTA: Ao implantar a gestão por competências, um dos grandes desafios é melhorar a ferramenta feedback, considerado por muitos autores, uma ferramenta poderosa. Para um gestor obter bom êxito em uma reunião de feedback, deve tomar cuidado para NÃO: encerrar o feedback destacando os aspectos negativos do desempenho do avaliado, com a finalidade de que ele não ocorra novamente.
QUESTÃO CERTA: No tocante à avaliação de desempenho dos Recursos Humanos, em especial o chamado feedback, é correto afirmar que sua prática constante facilita o diálogo chefe-subordinado, sobretudo se adotado um sistema de gestão por metas, com compromissos recíprocos de resultados.
QUESTÃO ERRADA: O feedback do sistema ocorre quando a coerência dos resultados em relação aos objetivos é identificada por meio de controles e avaliações do sistema, a despeito da introdução de novos insumos.
Feedback ou retroação é a resposta do ambiente, como no caso da satisfação do cliente ao receber um produto. São satisfações positivas e/ou negativas.
CEBRASPE (2007):
QUESTÃO ERRADA: O feedback da pesquisa é uma técnica de desenvolvimento organizacional destinada a fornecer aos gestores informações acerca do desempenho dos subordinados.