Última Atualização 15 de janeiro de 2021
“…a ideia predominante é a de que as posições estratégicas estão em constante ataque do mercado e que a melhor alternativa é sempre se “movimentar”, ou seja, nunca se acomodar. Um ambiente dinâmico torna a defesa de uma posição estratégica algo extremamente difícil. Os autores mais conhecidos desta corrente são Hamel e Prahalad (1989), que criaram um novo conceito: o da intenção estratégica. Para eles, as empresas devem perseguir uma visão de longo prazo e ter um conjunto de competências centrais para ter sucesso. O objetivo da estratégia deixa de ser a adequação estratégica ao ambiente externo, para se tornar a eterna renovação e inovação, buscando sempre o “movimento” estratégico. Podemos resumir esta ideia como: o “ataque é a melhor defesa” como a estratégia para se manter competitivo”.
Fonte: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/B001474.pdf
Uma questão da CEBRASPE (2013):
QUESTÃO ERRADA: A organização, antes de procurar alternativas, deve verificar se sua estratégia possibilita o crescimento em seu próprio ambiente, garantindo, assim, sua dinâmica estratégica.
Crescimento em próprio ambiente é sinônimo de estaticidade. Dinâmica não combina com estática. É só pensar na Coca-Cola que não atua apenas na indústria de bebidas, mas possui uma marca de roupas (ambiente diverso daquele no qual foi concebida).