O Que É Efeito Halo?

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O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, nos processos de avaliação de desempenho o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada. Em 1920, Thorndike descreveu o que designou por “efeito de halo”, ou seja, criada uma primeira impressão global sobre uma pessoa, temos a tendência para captar as características que vão confirmar essa mesma impressão.

QUESTÃO CERTA: No processo de Gestão do Desempenho, a fase da avaliação é uma das mais, se não a mais, importante. Porém, é nela, também, que podem ocorrer erros, que são resultantes de distorções e desvios na avaliação. Esses fatores podem comprometer os resultados e conduzir a decisões equivocadas. Um desses erros é conhecido como efeito halo. Assinale, dentre as alternativas, aquela que contém sua definição: acontece quando o avaliador extrapola para vários aspectos do desempenho a impressão geral do avaliado.

QUESTÃO CERTA: A avaliação de desempenho, aplicada ao processo mais amplo de gestão do desempenho nas organizações públicas e privadas, não obstante sua relevância como instrumento de alinhamento aos objetos institucionais, pode apresentar, em sua aplicação, alguns vícios ou desvios. Um dos mais conhecidos é o denominado efeito halo, que ocorre quando o avaliador: transpõe, para todos os aspectos avaliados, uma aferição negativa ou positiva de algum aspecto do avaliado, ensejando uma generalização que distorce o resultado.

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada sociedade de economia mista municipal tenha contratado uma consultoria para orientar a aplicação de uma avaliação de desempenho de seus empregados. Referida consultoria, analisando os resultados de avaliações anteriores, aplicadas pelos próprios gestores da empresa, notou forte incidência do denominado “efeito halo”, o que significa: a ocorrência de generalizações, com a extrapolação, pelo avaliador, de um aspecto do avaliado, negativo ou positivo, para todos os demais aspectos, nivelando a avaliação a partir de tal aspecto.

QUESTÃO CERTA: Um dos aspectos da gestão do desempenho é o avaliativo. Existem diferentes metodologias aplicáveis para avaliação de desempenho, porém é fundamental a aplicação acurada e o preparo e isenção do avaliador para evitar erros comuns que podem distorcer o resultado. Um desses erros, apontados com frequência, consiste em nivelar o julgamento do avaliado tomando por base um aspecto do desempenho e generalizando o resultado desse aspecto para todos os demais aspectos sob avaliação. Esse erro é comumente denominado efeito Halo.

QUESTÃO CERTA: Na avaliação de desempenho, o “Efeito de Halo” pode ser entendido como o(a)  ato de avaliar, fazendo uso de seu conceito geral a respeito do avaliado, independentemente da característica avaliada, levando à contaminação de julgamento por parte do avaliador.

efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral.

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QUESTÃO CERTA: Os processos de avaliação de desempenho humano são sujeitos a distorções que podem impedir que eles atinjam a eficácia pretendida. Um dos problemas mais comuns ocorre quando a avaliação do funcionário em determinado item influencia sua avaliação nos demais – ou seja, se o avaliado recebe do avaliador “bom” em determinado item da avaliação, recebe “bom” nos demais itens. Essa distorção é conhecida como: efeito halo;

QUESTÃO CERTA: Carlos, responsável pela área de recursos humanos de determinada entidade da Administração pública, foi encarregado de efetuar avaliação de desempenho dos servidores da referida organização, para fins de atribuição de bonificação por resultados, utilizando, para tanto, indicadores estabelecidos previamente no ato normativo que instituiu a referida parcela remuneratória. Ocorre que, pela falta de experiência e comprometimento de Carlos, o resultado das avaliações apresentou diversos vícios. Entre os vícios identificados, encontra-se o efeito halo, que se apresenta na seguinte situação: Considerando que determinados avaliados apresentavam avaliação bastante negativa no quesito assiduidade, Carlos acabou aplicando o mesmo resultado “Péssimo” para os demais aspectos avaliados, generalizando o resultado negativo.

QUESTÃO CERTA: Um dos problemas que pode aparecer em entrevistas de seleção, ou em outros processos de RH, sugere que a avaliação de um item ou característica de um candidato pode interferir no julgamento de outros fatores, contaminando, com isso, o resultado geral. O termo que caracteriza a interferência de um aspecto em outros foi cunhado por Edward Thorndike, psicólogo americano, durante a Primeira Guerra Mundial. Thorndike conduziu uma série de experimentos junto ao Exército do seu país, para verificar de que forma os comandantes analisavam seus subordinados. Características positivas dos soldados como beleza, por exemplo, transferiam sua “positividade” a outras, como “atirar bem”. Esse termo é chamado de: efeito halo.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: A estereotipagem, diferentemente do efeito halo, pode ser considerada como uma distorção perceptiva.

ESTEREOTIPAGEM (ESTEREOTIPAR) – É A Ação ou resultado de estereotipar, de conferir qualidades ou defeitos a algo ou alguém utilizando conceitos preconcebidos, muitas vezes recorrendo a generalizações simplistas.

O efeito halo pode também gerar uma distorção, pois trata-se da generalização de uma primeira impressão para outros aspectos ainda desconhecidos, tanto positivo quanto negativo. É a famosa frase: “A primeira impressão é a que fica”.

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