O Que É Diagnóstico Organizacional?

0
1397

QUESTÃO CERTA: O diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo, especificar desvios de desempenho e analisar condições internas e externas, identificando aspectos relacionados à arquitetura organizacional e a processos críticos.

QUESTÃO CERTA: A base teórica do diagnóstico organizacional é constituída pela estrutura organizacional e pelo comportamento humano.

Diagnóstico Organizacional: envolve as seguintes etapas, a saber:

a. Identificação dos problemas, conflitos e pontos fracos da organização.

b. Planejamento de ação e de solução de problema.

QUESTÃO CERTA: O diagnóstico estratégico, realizado como a primeira fase do planejamento, deve envolver pessoas de todas as unidades responsáveis pela análise dos aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa.

Fase I: Diagnóstico organizacional

Fase II: Missão da empresa

Fase III: Instrumentos prescritivos e quantitativos

Fase IV: Controle e avaliação

QUESTÃO CERTA: “Processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações. ” Esse conceito diz respeito: ao diagnóstico organizacional.

QUESTÃO CERTA: Diagnóstico organizacional é um instrumento voltado à promoção da flexibilidade, da mudança e da inovação nas organizações.

Sim, descoberta a real situação da organização, torna-se possível, a partir dessa constatação, promover mudança e inovação quando necessárias – ato típico de flexibilidade.

QUESTÃO CERTA: Práticas de diagnóstico organizacional são recomendadas para administração de conflitos entre colaboradores de uma organização.

É como em uma consulta média. Qual a razão para a doença do enfermo? Por meio do diagnóstico organizacional busca-se desvendar a origem do problema que desencadeia o conflito entre colaboradores.

QUESTÃO CERTA: Determinada instituição, em fase de diagnóstico organizacional, necessita melhorar a gestão do clima e da sua cultura organizacional. Sobre o assunto é correto afirmar: No Ambiente Interno a gestão de pessoas torna-se ainda mais complexa quando considera os traços e valores culturais coexistentes aos traços e valores da burocracia estatal e os específicos àqueles de cada subcultura.

Sabemos que essa questão está mais ligada à gestão do clima e da cultura da organização, mas achamos interessantes suscitar diferentes contextos em que essa ferramenta é empregada.

QUESTÃO CERTA: Um diagnóstico organizacional completo demanda os quatro passos identificados de I a IV. Os profissionais de Recursos Humanos que são parceiros estratégicos garantem as ações daqueles profissionais que trabalham com seus clientes e os gerentes de linha.

I. Fixar prioridades.

II. Definir uma arquitetura organizacional.

III. Fornecer liderança para o aprimoramento de práticas.

IV. Criar um processo de avaliação.

Para o diagnóstico organizacional, a ordem correta dos passos a serem seguidos é: II, IV, III e I.

QUESTÃO CERTA: Sobre o Diagnóstico Organizacional, considere as assertivas abaixo:

(I) É de fundamental importância para que a empresa identifique suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;

(II) Pode ocorrer por pesquisa-diagnóstico, estando ligada ao clima organizacional, podendo ter abordagem geral ou ser focado em uma área ou questão específica da organização;

(III) Dá suporte a intervenções da organização, para intervir no cenário através das pessoas, utilizando e aperfeiçoando continuamente seus processos e melhorando as entregas de resultado;

É VERDADEIRO o que se lê nas assertivas: I, II e III.

QUESTÃO CERTA: Considere que determinada entidade, no curso do diagnóstico organizacional levado a efeito para fins de implementação de seu planejamento estratégico, situe-se na etapa de identificação da sua missão. De acordo com os conceitos aplicáveis, tal identificação corresponde: à razão de ser da entidade, seu propósito fundamental e único.

Já falamos sobre missão aqui, no Caderno de Prova. De toda sorte, observe como o diagnóstico passa por questões relacionadas à gestão de pessoas ou à gestão estratégica (definição de missão).

QUESTÃO CERTA: No processo de diagnóstico organizacional, não basta conhecer o ambiente externo, é preciso conhecer as condições internas da empresa e, prioritariamente: definir a missão e a visão organizacional da empresa.

Mais uma questão que trata da gestão estratégia da organização.

QUESTÃO CERTA: A análise SWOT é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico organizacional, que permite a uma organização identificar pontos fracos para o alcance dos seus objetivos, como, por exemplo, detectar a impossibilidade de acesso a matérias-primas disponíveis no mercado e necessárias à realização de seu negócio.

Advertisement

Correto “impossibilidade de acesso a matérias-primas disponíveis no mercado e necessárias à realização de seu negócio” se trata de ameaça n- um fator externo à organização. Quando dizemos diagnóstico organizacional, muitos tendem a pensar apenas em fatores internos à organização, mas se esquecem que ela está incluída em um ambiente.

QUESTÃO CERTA: Na gestão estratégica, o processo de diagnóstico estratégico pode se utilizar da análise SWOT para obter uma análise do ambiente interno e externo da organização.

QUESTÃO CERTA: Etapa fundamental do diagnóstico organizacional, a análise do contexto externo – ou ambiente organizacional – deve permitir a identificação de dois fatores importantes para o desenvolvimento estratégico e organizacional. Assinale a alternativa que apresenta esses dois fatores: Ameaças e oportunidades.

QUESTÃO ERRADA: O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.

Na análise SWOT (em que analisamos fatores internos e externos) o objetivo é obter o diagnóstico estratégico. Logo, não cabe limitar tal diagnóstico a aspectos puramente internos.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: O diagnóstico estratégico deve embasar-se prioritariamente na avaliação do ambiente interno da organização, deixando a avaliação do ambiente externo para ser realizada no momento da definição dos planos de ação dos objetivos organizacionais.

#Análise Multinível

Consiste em informações valiosas sobre as chances de seu objetivo, podendo ser fornecidas através da visualização de cada um dos quatros elementos das forças de análise SWOT (Forças, fraquezas, Oportunidades e Ameaças), de forma independente ou em combinação.

FONTE: APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: O diagnóstico organizacional é a etapa do planejamento estratégico em que o administrador busca entender a situação geral da organização e seu contexto de atuação, analisando os ambientes interno e externo. Em relação a esse diagnóstico, ele é realizado por meio da (o): Análise SWOT.

FGV (2021):

QUESTÃO CERTA: O diagnóstico organizacional é um processo ou etapa do planejamento estratégico em que o administrador busca entender a situação geral da organização e seu contexto de atuação, realizando análises dos ambientes interno e externo. Em relação a esse diagnóstico, é correto dizer que ele pode ser realizado por meio da (o): Análise SWOT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui