Última Atualização 28 de dezembro de 2021
O Desenho organizacional deve reunir e compatibilizar características como diferenciação, formalização, centralização e integração
“O desenho organizacional trata da configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar resultados” (Chiavenato, 2014).
QUESTÃO CERTA: São quatro as principais características do desenho organizacional: diferenciação, formalização, centralização e integração, sendo que, por variarem muito entre as empresas, há uma heterogeneidade de desenhos organizacionais.
QUESTÃO CERTA: Os aspectos relativos à estrutura básica da empresa e ao modo como a tarefa empresarial é dividida e atribuída são divulgados nos organogramas, nos manuais de organização e nos documentos de descrição de cargos.
QUESTÃO CERTA: Como mecanismo de decisão, o desenho organizacional corresponde à distribuição do poder e à hierarquia da autoridade dentro da organização.
QUESTÃO CERTA: Como mecanismos de coordenação entre as partes, o desenho organizacional contribui para indicar aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, com base na existência de manuais de organização ou rotinas e procedimentos.
QUESTÃO CERTA: O desenho organizacional é o processo por meio do qual os gestores selecionam e gerenciam aspectos da estrutura e da cultura organizacionais, que, por sua vez, são importantes para aumentar a eficiência da organização.
QUESTÃO CERTA: O desenho organizacional reflete a configuração global dos cargos e as inter-relações entre as funções dentro da organização. Alguns elementos contingenciais da organização afetam diretamente a formação do desenho organizacional a ela apropriado, conforme descrito em: o elemento “incerteza do ambiente” impacta a configuração das inter-relações entre as funções, a comunicação e o processo decisório na organização, tendendo ao modelo orgânico, quanto maior for a incerteza do ambiente.
QUESTÃO CERTA: O desenho organizacional é composto de dois processos, sendo que o processo de _______________________ é o que divide as atividades e tarefas organizacionais e os agrupa em departamentos especializados: diferenciação.
O desenho organizacional – o retrato da estrutura da organização – define os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional. Assim, o desenho organizacional, define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados.
Diferenciação: Refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas (horizontal) e em camadas de níveis hierárquicos (vertical). A diferenciação pode ser feita em dois sentidos:
1-Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização.
2-Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade. Quanto maior a complexidade das atividades requeridas pelo ambiente externo e quanto maior a diversidade das tarefas executadas internamente, maior deverá ser a diferenciação dentro da organização.
QUESTÃO CERTA: Um desenho organizacional retrata a configuração estrutural de uma organização e o seu funcionamento. A estrutura organizacional representa os órgãos componentes da organização e o funcionamento envolve as funções e atividades necessárias para atingir os objetivos da organização. A característica do desenho organizacional que se refere à existência de regras e regulamentos é denominada: formalização.
QUESTÃO ERRADA: Se determinado administrador pretende definir as tarefas, atividades e operações de sua empresa, está trabalhando no desenho organizacional.
“A função organização, também chamada de desenho organizacional ou organização formal, retrata a configuração estrutural da empresa (seus órgãos e suas relações de interdependência) e seu funcionamento (os processos de atividades e de coordenação) capazes de conduzir ao alcance dos objetivos”.
Fonte: https://www.monografias.com/pt/docs/a-fun%C3%A7%C3%A3o-organiza%C3%A7%C3%A3o-FK52JLF575
“Se determinado administrador pretende definir as tarefas, atividades e operações de sua empresa, está trabalhando no desenho organizacional.” – definir é planejamento.
Desenho organizacional (reflexo da função organização), tem a ver com retratar / esboçar / rabiscar a configuração estrutural. Para ficar correta a questão, teríamos algo como:
Se determinado administrador pretende visualizar como se darão as tarefas, atividades e operações de sua empresa, está trabalhando no desenho organizacional.”
Resposta: errado.”
QUESTÃO CERTA: Chiavenato (2014) afirma que, quando uma organização desenha sua estrutura de cargos, esta estará condicionada ao desenho ou ao formato estrutural da organização. Partindo-se de tal afirmativa, é correto concluir que: se a estrutura organizacional for flexível e adaptável, os cargos serão maleáveis e ajustáveis;
QUESTÕA CERTA: A respeito da análise dos ambientes interno e externo das organizações, que leva a diferentes desenhos organizacionais, assinale a opção correta: para a produção em massa ou mecanizada, o desenho organizacional deve apresentar: poucos níveis hierárquicos.
“Se é mecanizada, então terá uma cadeia de comando maior, ou seja, forma burocrática e autoridade centralizada. Porém, se previsibilidade dos resultados for maior, então menor será a cadeia de comando, ou seja, a estrutura terá menos níveis de hierarquia, sem afetar, é claro, a sua amplitude de controle”.
QUESTÃO CERTA: O desenho organizacional deve reunir e compatibilizar características como diferenciação, formalização, centralização e integração. A característica que leva a organização a se desdobrar em departamentos ou divisões é chamada de: horizontalização.
QUESTÃO CERTA: Com referência à implementação e otimização dos diversos processos de RH, assinale a opção correta: o processo de aplicar pessoas envolve as atividades de avaliação de desempenho, bem como aquelas voltadas para o desenho organizacional.
QUESTÃO CERTA: Organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista preservam uma estrutura rígida e verticalizada.
QUESTÃO CERTA: Uma espécie de desenho organizacional que mostra, em qualquer tipo de estrutura, quem se reporta a quem e que espaço ocupa na organização é chamado de: organograma.
QUESTÃO CERTA: A respeito ao desenho organizacional, relacione os tipos de desenho da coluna 1 às suas respectivas características listadas na coluna 2. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Coluna 1
I. Desenhos mecanísticos
II. Desenhos orgânicos
Coluna 2
(II) Típicos de organizações adaptativas
(I) Tarefas especializadas e rotineiras
(II) Poucas regras e procedimentos
(II) Muitas equipes e forças-tarefa
(I) Coordenação formal
(I) Autoridade única e centralizada
QUESTÃO CERTA: Um desenho organizacional retrata a configuração estrutural de uma organização e o seu funcionamento. A estrutura organizacional representa os órgãos componentes da organização e o funcionamento envolve as funções e atividades necessárias para atingir os objetivos da organização. A característica do desenho organizacional que se refere à existência de regras e regulamentos é denominada: formalização.
QUESTÃO CERTA: Os requisitos do desenho organizacional são: estrutura básica; mecanismo de operação; mecanismo de decisão; e mecanismo de coordenação.
“REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
O Desenho Organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão disponibilizados e aplicados. O Desenho Organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização, ou seja, procura atender a quatro requisitos básicos:
● Estrutura Básica → Divisão do Trabalho e Diferenciação
● Mecanismo de Operação → Regras e Regulamentos
● Mecanismos de Decisão → Hierarquia de Autoridade
● Mecanismo de Coordenação → Integração”
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL:
ESTRUTURA BÁSICA: Divisão do trabalho organizacional e alocação dos recursos empresariais para que o sistema funcione integrado e satisfatoriamente. A estrutura básica define como será dividida a tarefa da empresa (pela especialização vertical – também chamada hierarquia – e pela especialização horizontal – também chamada de departamentalização), bem como o formato organizacional mais adequado ao negócio da empresa.
MECANISMOS DE OPERAÇÃO Indica aos empregados da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistemas de avaliação de desempenho etc. O mecanismo de operação, que se baseia na existência de normas, regas e regulamentos e define aspectos dinâmicos da organização, é retratado nos manuais de organização ou rotinas e procedimentos.
MECANISMOS DE DECISÃO Estabelece o processo de tomada de decisão para encontrar consonância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos e unidades que a compõem. O mecanismo da decisão define o poder de tomar decisões na organização e a autoridade dele decorrente. Corresponde à distribuição do poder e à hierarquia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.
MECANISMOS DE COORDENAÇÃO Define como a organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho organizacional. Enquanto a estrutura básica divide o trabalho e diferencia as partes, o mecanismo de coordenação integra e dá consistência ao todo. É a busca da integração para compensar a diferenciação da tarefa organizacional.”
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: Caracteriza um sistema de especialização vertical a situação em que a estrutura organizacional da instituição apresenta uma cadeia de comando hierarquizada que segue a ordem: empregados, coordenadores, gerentes e diretores.
JUSTIFICATIVA CESPE: “Existem dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical e a horizontal. A vertical conduz aos níveis de hierarquia, e a horizontal às áreas de departamentalização ou divisionalização. Portanto, a afirmativa está certa, pois se trata de uma estrutura verticalizada”
A propósito, esse assunto constituiu um dos subitens da prova discursiva da CODEVASF, realizada este ano. Esquematicamente, tem-se que:
1) DIFERENCIAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO VERTICAL: Consiste no número de níveis hierárquicos existentes na organização.
2) DIFERENCIAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO HORIZONTAL: Trata-se de uma organização que possui poucos níveis hierárquicos, mas muitos departamentos e divisões.