Última Atualização 10 de janeiro de 2022
QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta o arranjo organizacional que tem como vantagem o fato de as decisões serem tomadas mais rapidamente pelos próprios executores: descentralização.
QUESTÃO CERTA: Descentralização refere-se à redistribuição dos processos decisórios entre os diversos níveis hierárquicos de uma organização.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CERTA: A descentralização pode ser muito interessante para uma organização, apesar de poder gerar elevação dos custos, pelo fato de requerer mais treinamento ou por faltar uniformidade nas decisões. No entanto, com a descentralização, a organização pode ganhar em aspectos motivacionais e em agilidade no processo de decisão.
Agilidade no processo de decisão. Porque quando todas as decisões estão sobrecarregadas no topo da organização (centralizadas), torna o processo decisório mais lento.
QUESTÃO CERTA: No modelo descentralizado de gestão de pessoas, os gerentes assumem as responsabilidades por seus subordinados.
Descentralizado: vários gerentes com seus subordinados e se responsabilizando por eles
QUESTÃO CERTA: Constata-se, cada vez mais, que as organizações modernas devem ter uma cultura inovadora. Isso significa que é preciso que a: organização tenha uma estrutura orgânica e descentralizada, com foco nos sistemas abertos.
QUESTÃO ERRADA: Descentralização é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
Na verdade, a questão trata da delegação.
QUESTÃO CERTA: A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de São Paulo tem celebrado convênios com ONGs com o objetivo de oferecer acesso aos serviços de creche aos moradores, especialmente das periferias. Esse é um exemplo de prática administrativa denominada: descentralização.
QUESTÃO CERTA: Com relação aos princípios básicos e aos processos de centralização e descentralização da escola neoclássica da administração, assinale a opção correta: aplicada em estruturas organizacionais, a descentralização evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação.
QUESTÃO CERTA: Há distinção entre descentralização de atividades e descentralização de autoridade; por exemplo, as atividades de grandes multinacionais são descentralizadas, ou seja, desenvolvem-se em vários locais, entretanto o poder organizacional, em geral, centraliza-se nas sedes dessas empresas.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa realiza as principais atividades referentes a um determinado produto em apenas uma de suas quatro filiais. O diretor geral dessa filial responde junto à presidência da empresa pelo lucro ou prejuízo gerado pela sua unidade através da fabricação e comercialização do produto. O contexto apresentado é um exemplo do uso da técnica chamada de: Descentralização.
QUESTÃO CERTA: Caracteriza a descentralização na gestão organizacional: a possibilidade da geração de maior especialização nas diversas unidades organizacionais.
QUESTÃO CERTA: Uma organização que vise proporcionar maior participação e motivação a seus colaboradores deverá enfatizar a descentralização.
A descentralização traz a ideia de maior participação dos colaboradores, com processos flexíveis e gerenciados. A centralização deixa os processos “engessados”, traz uma ideia de burocracia, com menor participação e motivação dos colaboradores.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CERTA: A descentralização da estrutura organizacional se justifica em virtude de determinadas questões fundamentais, como o fato de que ela permite responder mais rapidamente ao ambiente externo e auxiliar na motivação das pessoas na organização.
Segundo CHIAVENATO:
As vantagens que a descentralização pode proporcionar são:
– Aumentar a eficiência e a motivação, aproveitando melhor o tempo e a aptidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais fácil recorrer à matriz ou ao chefe. Permite a formação de executivos locais ou regionais mais motivados e conscientes dos seus resultados operacionais.
– Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.