Última Atualização 16 de fevereiro de 2022
Segundo a COMPERVE (2018), a comunicação não verbal inclui os sentidos e tudo o que não envolve a palavra falada ou escrita. Estima-se que cerca de 7% do significado é transmitido pelas palavras, 38% é transmitido por sinais vocais e 55% é transmitido por dicas corporais.
CEBRASPE (2014):
QUESTÃO CERTA: O silêncio — ausência de palavras ou ruídos — pode ser reconhecido como uma forma de comunicação organizacional em diferentes situações, como, por exemplo, quando um executivo, para sinalizar descontentamento com seu subordinado, evita-o ou ignora-o.
Comunicação não verbal utiliza aspectos como: o tom de voz, a postura do corpo, o olhar, os gestos, entre outros.
Banca própria IF-RS (2016):
QUESTÃO CERTA: Uma conversa por telefone é considerada uma forma de comunicação verbal.
Banca própria COPEVE-UFAL (2018):
QUESTÃO CERTA:A comunicação não verbal diz respeito a outros símbolos que não a língua falada ou escrita. Em relação a esse tipo de comunicação no ambiente em saúde, o técnico de enfermagem pode utilizar de recursos eficazes, tais como:
I. toque e expressões faciais;
II. linguagem corporal;
III. gestos e entrevista.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s): I e II, apenas.
Entrevista é comunicação verbal.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: O gerente de recursos humanos de uma academia de ginástica é incumbido de demitir alguns dos colaboradores da equipe, em função de um período de fracos resultados econômicos. Apesar de estar convencionado na academia que a demissão deve ser realizada por e-mail, o gerente decide convocar, para uma conversa face a face, cada um desses colaboradores. Sobre o canal adotado pelo gerente no processo de demissão, assinale a afirmativa correta: Possibilita uma grande riqueza de informações.
Sim, é possível olhar nos olhos e deduzir alguns elementos a partir da comparação do que se fala com o que se diz, por exemplo – ele mente? Fala a verdade? A voz está trêmula?