O Que É Comunicação Horizontal?

0
578

Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

A comunicação lateral ou comunicação horizontal refere-se à comunicação com pessoas de igual status que trabalham em outros departamentos, ou seja, ocorre entre departamentos de um mesmo nível hierárquico, fazendo com que os colaboradores trabalhem como uma equipe multidisciplinar onde todos têm responsabilidades iguais.

QUESTÃO CERTA: No contexto organizacional, a comunicação que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível é chamada de: comunicação lateral.

QUESTÃO CERTA: Alguns autores entendem que há duas formas possíveis de se estruturar uma organização. A forma mecânica, apropriada para ambientes estáveis, e a forma orgânica, apropriada para ambientes em constante mutação. Assinale a alternativa que contém corretamente uma das características de uma estrutura orgânica: as comunicações entre as pessoas são de natureza lateral, e seu conteúdo é a base de informações e orientações.

QUESTÃO CERTA: A resolução de problemas intradepartamentais, a coordenação interdepartamental e as iniciativas de melhoria e mudança ensejam comunicação organizacional do tipo: horizontal ou lateral.

A comunicação horizontal ou lateral é aquela que ocorre entre colaboradores de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível, ou entre quaisquer pessoas de hierarquia equivalente dentro de uma organização. Este tipo de comunicação é utilizado para coordenar probl emas, troca de informações, conselhos e feedback, e visa proporcionar um canal direto de comunicação para os que, fora da cadeia de comando, consigam rápida coordenação e cooperação. Desta maneira, a comunicação lateral contribui significativamente para o processo de comunicação integrada.

Advertisement

Segundo Chiavenato:

“As comunicações descendentes geralmente tratam dos seguintes assuntos: Implementação de objetivos, estratégias e metas; Instruções no trabalho e racionalidade; Práticas e procedimentos; Retroação de desempenho; Doutrinação”.

Existem 5 tipos de comunicações ascendentesProblemas e exceções; Sugestões para melhoria; Relatórios de desempenho; Greves e reclamações; Informação contábil e financeira.”

“A comunicação horizontal ocorre em 3 categorias: Solução de problemas intradepartamentais; Coordenação interdepartamental; Assessoria de staff para os departamentos de linha.

QUESTÃO CERTA: A resolução de problemas interdepartamentais, a coordenação entre departamentos e as iniciativas de melhoria contínua são exemplos de como a comunicação horizontal pode contribuir para que as organizações públicas sejam bem-sucedidas.