O Que É BPMN? (Business process management and notation)

0
382

O Que É BPMN? O Que É Business Process management and Notation? Não me refiro apenas à definição ou ao conceito, mas a essência em si. Sabia que várias questões caem em provas de concurso público simplesmente para saber se o candidato tem uma noção sobre isso? Quer ver?

Comecemos por uma questão da IADES de 2018:

QUESTÃO CERTA: Dos tipos de notações mais comumente utilizados para modelagem de processos, o maior e mais amplamente aceito, que adota um padrão de simbologia resolvendo uma série de lacunas, é: BPMN.

Outra questão, porém da Fundação Carlos Chagas, que creio definir bem o que é BPMN:

QUESTÃO CERTA: Sobre a BPMN, é correto afirmar: Trata-se de uma notação padrão para o desenho de fluxogramas em processos de negócios. Na prática, trata-se de um conjunto de regras e convenções que determinam como os fluxogramas devem ser desenhados. 

Uma questão da CEBRASPE traz o seguinte conceito:

QUESTÃO CERTA: BPMN (Business Process Modelling Notation) apresenta conceitos de cliente, natureza de trabalho colaborativo entre partes internas e externas, suporte à compreensão de sistemas de informação e fluxograma com raias.

Uma questão da FUNDATEC (2014):

QUESTÃO CERTA: A Figura 4 mostra um exemplo de processo de negócio, elaborado segundo o padrão de modelagem chamado: Business Process Model and Notation (BPMN).

Explicação:

 

“O modelo usa os objetos de fluxo (evento, atividade & gateway xor)

Nº 1 aponta para um símbolo gráfico que representa um evento de início, chamado Mensagem (Message Event). A disposição desse símbolo, como mostrado na Figura 4, indica que o processo “P1” somente se iniciará quando for recebida uma mensagem.

Nº 4 aponta para um símbolo gráfico que representa um ponto de decisão exclusivo (exclusive gateway), ou seja, somente poderá ser executado o fluxo “A” (seta nº 5) ou “B” (seta nº 3)”. 

Uma questão da IADES (2018):

QUESTÃO ERRADA: BPMN consiste em um conjunto intuitivo de símbolos usado para mostrar a eficiência de processos por meio do mapeamento de uso de recursos e elementos de tempo.

Uma questão da CEBRASPE:

QUESTÃO ERRADA: O BPMN é uma metodologia que permite a construção de modelos lógicos para a automação de processos.

Advertisement

Importante lembrar:

  • BPM não é metodologia;

  • BPM não é conjunto de ferramentas;

  • BPM não é prescritiva de estrutura de trabalho;

  • BPM é sim uma disciplina gerencial;

Outra questão da CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: À luz do BPM CBOK e da literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca dos papéis e das responsabilidades inerentes à gestão orientada por processos: Denomina-se dono do processo o responsável pelo desenho do processo e pela prestação de contas relativas ao desempenho do processo.

Pessoas Engajadas em BPM

Donos de processos, que são responsáveis em última instância pela execução de processos de negócio de acordo com as expectativas de desempenho definidas para entrega de valor para o cliente;

• Gerentes de processos, que acompanham e monitoram a execução no dia a dia de processos de negócio, resolvem conflitos e reportam a situação a donos de processos;

• Arquitetos de processos, que compreendem o inter-relacionamento entre os diversos processos;

• Analistas de processos, que modelam o estado atual de processos (“AS-IS”);

• Designers de processos, que modelam o estado futuro de processos (“TO-BE”).

Outros papéis:

Analista de negócio: são responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação;

Especialistas: pessoas que têm um profundo conhecimento sobre certas funções ou operações de negócio.

Fonte: BPM CBOK 3.0.

Uma questão da CESGRANRIO:

QUESTÃO CERTA: Uma estrutura horizontal que organiza os colaboradores em torno de processos centrais possui a (s) seguinte (s) característica (s): os donos dos processos têm responsabilidade total sobre cada processo central, e há uma cultura de colaboração focada em melhoria contínua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui