O Que É Auditoria Integral? (Com Exemplos)

0
671

QUESTÃO CERTA: Na auditoria integral, espera-se que os auditores, por meio da aplicação de técnicas e procedimentos, sejam capazes de avaliar a capacidade competitiva da organização auditada.


AUDITORIA INTEGRAL: trata-se de conjunto de procedimentos aplicados pelos profissionais, com o propósito de avaliar a gestão de uma organização no que refere a accountabilitty, quais sejam: exames de demonstrações contábeis ou financeiras e exames de economia, eficiência e eficácia na gerência de recursos. 

A auditoria integrada possui um amplo escopo, com o objetivo de revisar sistematicamente e emitir relatórios sobre as relações de responsabilidade de prestar contas e sobre as atividades de apoio, os sistemas e controles utilizados pela administração no cumprimento dos seus deveres e obrigações. (OLACEFS, 1981, p. 20)


O que focaliza a Auditoria Integrada? Identificar pontos fortes e ameaças, bem como avaliar a
capacidade competitiva da azienda na gestão dos fatores: administrativo-funcionais, mercadológicos, ambientais e de marketing.

Riscos associados a fatores administrativos

===> repercutem na gestão financeira e patrimonial. Logo, mostra-se imprescindível que a Administração da entidade defina controles internos adequados, o que também envolve o sistema contábil da organização.

Riscos atinentes a fatores funcionais

====> têm a ver com a gestão de recursos humanos. O ambiente de trabalho deve ser o melhor
possível. Há que se aproveitar o potencial das pessoas. Trata-se da valorização do capital intelectual da entidade.

Riscos mercadológicos

===> guardam imediata relação com os aspectos estratégicos da organização, problemas tecnológicos. Ligam-se à problemática da concorrência cada vez mais acentuada nos mercados globalizados.

Riscos de marketing ===> envolvem ameaças relativas à imagem externa aziendal. 

Portanto questão correta: a auditoria integral analisa por meio de diversos aspectos, técnicas e procedimentos, a capacidade competitiva da organização auditada, bem como seus possíveis riscos e sua imagem externa

QUESTÃO CERTA: A auditoria integral deve cumprir certos princípios, entre eles, destaca-se o princípio da permanência, o qual determina que as tarefas devem ser executadas de forma contínua, a fim de permitir uma supervisão constante das operações em todas as suas fases.

Advertisement

A pesquisa ou exame crítico das atividades, operações e fatos econômicos, incluídos seus processos integrantes, realizados por um ente econômico qualquer que seja seu âmbito, mediante a utilização de um conjunto estruturado de processos que tem como objetivo a avaliação sistemática e permanente do ente econômico no seu universo, para obter e valorar evidência, formar-se um julgamento sobre as asserções verificáveis e os achados obtidos, conforme a parâmetros e critérios existentes. Neste sentido, devem ser cumpridas então:

  • As Normas Pessoais (dentro das quais devemos dar ênfase à INDEPENDÊNCIA, INTEGRIDADE, OBJETIVIDADE, CONFIDENCIALIDADE, CUIDADO DEVIDO E CAPACIDADE PROFISSIONAL
  • PERMANÊNCIA – Este princípio de Auditoria Integral determina que a labor deve ser de tal forma continua, que permita uma supervisão constante sobre as operações em todas suas fases, desde seu nascimento até sua culminação, exercendo um controle prévio ou isento, perceptível ou concomitante e posterior ou pós-fato; por isso inclui a inspeção e constatação de todo o processo decisório gerador de atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui