Última Atualização 19 de janeiro de 2022
Banca própria da Prefeitura do Rio de Janeiro (2013):
QUESTÃO CERTA: A análise de riscos relaciona-se à probabilidade de não se atingir uma meta definida no projeto. O processo que identifica, avalia, seleciona e implementa uma ou mais estratégias com o objetivo de estabelecer níveis aceitáveis de risco consiste em: identificar riscos.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: Ao efetuar uma análise de riscos, é essencial estabelecer um diagnóstico e efetuar uma avaliação dos riscos e ameaças a que uma instituição está sujeita. Para tanto, o diagnóstico: utiliza o trabalho de campo em sua definição, e a avaliação determina uma análise de probabilidades sujeita a regras estatísticas.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: A análise de riscos deve ser feita com base na realidade atual e na probabilidade real de impacto ao negócio, portanto não precisa levar em conta dados históricos de ocorrências passadas.
FCC (2010):
QUESTÃO CERTA: Um risco diagnosticado e controlado pode resultar em um dano, bem como este pode ter como consequência uma perda.
FCC (2010):
QUESTÃO CERTA Matriz de Prioridades, Mapa Mental e Diagrama de Pareto são metodologias de análise que podem ser utilizadas em Análise de Riscos.
FCC (2010):
QUESTÃO ERRADA: As consequências e projeções dos eventos indesejados advindos dos riscos não são objeto da Análise de Riscos, havendo instrumentos específicos para o gerenciamento desses eventos, como Planejamento de Contingências, Gerenciamento de Crises e Procedimentos Emergenciais.
FCC (2010):
QUESTÃO CERTA Após a ocorrência de um evento indesejado, o manejo de emergência inclui medidas como manter ou operar funções da empresa, buscar a normalidade e o retorno ao processo normal de trabalho.
FCC (2010):
QUESTÃO CERTA Não há como tratar de análise de riscos ou ameaças se não forem utilizadas ferramentas probabilísticas para a avaliação e determinação da ocorrência de eventos.