Objetivo dos relatórios contábil-financeiros

0
189

Pronunciamento Técnico CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação do Relatório Contábil-Financeiro

Objetivo

O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.

O objetivo preconizado pela estrutura conceitual resume quais as decisões que podem ser tomadas com base nas informações produzidas pela contabilidade (demonstrações contábeis). Como já comentado anteriormente, essas informações são para atender os usuários externos, que muitas vezes só tem essas informações para suportar o processo decisório. Ditas informações não atendem anseios específicos, como por exemplo, o governo, os usuários internos ou outra demanda que seja específica e detalhada. É para atender os usuários de uma forma geral.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: O principal objetivo da preparação e divulgação de relatórios contábil-financeiros pelas empresas é subsidiar as ações governamentais de fiscalização tributária.

O principal objetivo é fornecer informações úteis na tomada de decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui