Última Atualização 17 de janeiro de 2021
Nessa nova dica do Caderno de Prova, vamos dar uma olhada na chamada Matriz de Mckinsey (que trata da relação ‘atividade da indústria x força da unidade de negócio). Observe a seguinte Figura que ilustra a Matriz GE-McKinsey:
Vamos conferir algumas questões sobre o assunto. A primeira traz a definição da matriz McKinsey-GE:
QUESTÃO CERTA: A matriz McKinsey-GE é utilizada para análise de portfólio com o objetivo, entre outros, de se decidir quanto uma unidade estratégica de negócios (UEN) deve receber de investimentos ou quais UENs devem parar de receber investimentos.
Essa questão explica o papel da matriz McKinsey-GE. Se você estiver se perguntando “o que é uma unidade estratégia de negócios”, as seguintes definições são cabíveis:
“Unidade estratégica de negócios (UEN) é uma unidade de produtos ou serviços, vendidos a um conjunto uniforme de clientes, convivendo com um conjunto definido de competidores”.
“UEN é uma área de negócio com um espaço de mercado para bens ou serviços, para a qual se possa determina objetivos e estratégias independentes”.
QUESTÃO ERRADA: As unidades estratégicas de negócio mostram como as diferentes linhas de produtos e serviços de uma organização se combinam para gerar vantagem competitiva no mercado.
Uma explicação:
“A Unidade Estratégica de Negócio (UEN) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Portanto, erro da questão está no fato de dizer que UEN’s combinam linhas de produtos e serviços de uma organização”.
A definição de UEN adotada pela GE – General Electric (apud, BUZZELL & GALE, 1991):
“Uma unidade de negócios é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que:
– Produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos ou serviços correlatos.
– Serve um conjunto claramente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada.
– Compete com um conjunto bem definido de concorrentes.”
A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.
Os objetivos da análise do portfólio de negócios são:
– Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos;
– Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio;
– Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.
Outra ferramenta muito conhecida de análise de portfólio é a Matriz BCG (Boston Consulting Group). A Matriz GE é uma forma posterior e mais avançada da Matriz BCG. A Matriz GE é considerada mais avançada por causa de três aspectos:
– A “atratividade do mercado” (fatores externos) substitui o “crescimento do mercado” como dimensão para medir a atratividade da indústria. A atratividade do mercado inclui uma gama maior de fatores que apenas o crescimento do mercado. Compare também com o modelo das Cinco forças de Porter.
– A “força competitiva” (fatores internos) substitui “participação relativa de mercado” como dimensão para medir a posição competitiva de cada unidade de negócio.
– A força competitiva também inclui uma gama maior de fatores que apenas participação de mercado. A Matriz GE funciona com uma grade de 3×3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2×2. Isto também resulta em maior sofisticação do modelo.
Uma questão da VUNESP de 2019:
QUESTÃO CERTA: Ao se combinar a força competitiva de um produto/serviço com o nível de atratividade de um mercado, utilizando- -se da Matriz GE/McKinsey, e, sendo ambos de nível alto, que atitude deve ser tomada? Procurar rentabilização para se ter maior fluxo de caixa e equilibrar os investimentos e ser seletivo em relação a eles.
Força Competitiva Alta + Atratividade de Mercado Alta = Investimento Prioritário
Isso quer dizer que as unidades ou produtos dessa área são o motor de crescimento do negócio e por isso devem receber total atenção e a maior parte dos investimentos.
Fonte: portal Sobre Administração.