O Que É a Matriz GE – McKinsey? (exemplos)

0
3142

Última Atualização 17 de janeiro de 2021

Nessa nova dica do Caderno de Prova, vamos dar uma olhada na chamada Matriz de Mckinsey (que trata da relação ‘atividade da indústria x força da unidade de negócio). Observe a seguinte Figura que ilustra a Matriz GE-McKinsey:

Vamos conferir algumas questões sobre o assunto. A primeira traz a definição da matriz McKinsey-GE:

QUESTÃO CERTA: A matriz McKinsey-GE é utilizada para análise de portfólio com o objetivo, entre outros, de se decidir quanto uma unidade estratégica de negócios (UEN) deve receber de investimentos ou quais UENs devem parar de receber investimentos.

Essa questão explica o papel da matriz McKinsey-GE. Se você estiver se perguntando “o que é uma unidade estratégia de negócios”, as seguintes definições são cabíveis:

“Unidade estratégica de negócios (UEN) é uma unidade de produtos ou serviços, vendidos a um conjunto uniforme de clientes, convivendo com um conjunto definido de competidores”.

“UEN é uma área de negócio com um espaço de mercado para bens ou serviços, para a qual se possa determina objetivos e estratégias independentes”.

QUESTÃO ERRADA: As unidades estratégicas de negócio mostram como as diferentes linhas de produtos e serviços de uma organização se combinam para gerar vantagem competitiva no mercado.

Uma explicação:

“A Unidade Estratégica de Negócio (UEN) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Portanto, erro da questão está no fato de dizer que UEN’s combinam linhas de produtos e serviços de uma organização”.

A definição de UEN adotada pela GE – General Electric (apud, BUZZELL & GALE, 1991):

“Uma unidade de negócios é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que:

– Produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos ou serviços correlatos.

– Serve um conjunto claramente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada.

– Compete com um conjunto bem definido de concorrentes.”

Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.

Os objetivos da análise do portfólio de negócios são:

– Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos;

Advertisement

– Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio;

– Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.

Outra ferramenta muito conhecida de análise de portfólio é a Matriz BCG (Boston Consulting Group). A Matriz GE é uma forma posterior e mais avançada da Matriz BCG. A Matriz GE é considerada mais avançada por causa de três aspectos:

– A “atratividade do mercado” (fatores externos) substitui o “crescimento do mercado” como dimensão para medir a atratividade da indústria. A atratividade do mercado inclui uma gama maior de fatores que apenas o crescimento do mercado. Compare também com o modelo das Cinco forças de Porter.

– A “força competitiva” (fatores internos) substitui “participação relativa de mercado” como dimensão para medir a posição competitiva de cada unidade de negócio.

– A força competitiva também inclui uma gama maior de fatores que apenas participação de mercado. A Matriz GE funciona com uma grade de 3×3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2×2. Isto também resulta em maior sofisticação do modelo.

Uma questão da VUNESP de 2019:

QUESTÃO CERTA: Ao se combinar a força competitiva de um produto/serviço com o nível de atratividade de um mercado, utilizando- -se da Matriz GE/McKinsey, e, sendo ambos de nível alto, que atitude deve ser tomada? Procurar rentabilização para se ter maior fluxo de caixa e equilibrar os investimentos e ser seletivo em relação a eles.

Força Competitiva Alta + Atratividade de Mercado Alta = Investimento Prioritário

Isso quer dizer que as unidades ou produtos dessa área são o motor de crescimento do negócio e por isso devem receber total atenção e a maior parte dos investimentos.

Fonte: portal Sobre Administração.