Última Atualização 17 de janeiro de 2021
A Matriz de Ansoff é muito cobrada em provas de Administração. Assim, não poderia ficar de fora das dicas de Caderno de Prova. Observe a Figura abaixo:
QUESTÃO CERTA: A matriz de Ansoff classifica as estratégias empresariais em quatro categorias: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação. A categoria penetração de mercado, em particular, representa a estratégia de explora: produtos existentes em mercados existentes.
QUESTÃO CERTA: Para realizar a análise competitiva do planejamento estratégico, o administrador deve comparar a posição atual da empresa em termos de produtos versus mercado com a posição desejada no futuro, também em termos de produtos versus mercado.
Produto existente x Mercado existente: Estratégia de penetração de mercado.
Produto novo x Mercado existente: Estratégia de desenvolvimento de produto.
Produto existente x Mercado novo: Estratégia de desenvolvimento de mercado.
Produto novo x Mercado novo: Estratégia de diversificação.
QUESTÃO ERRADA: Sinergia estratégica se concretiza quando há combinação das unidades de negócio e das linhas de produtos/serviços da organização.
“Vejamos o que diz Souza Jr. (2010) sobre o assunto:
“Ansoff (1990) explica que, para a estratégia de carteira, existem quatro componentes principais: vetor de crescimento, vantagem competitiva, sinergia e flexibilidade estratégica. (…) A sinergia visa o entrosamento entre as áreas e atividades da empresa e a flexibilidade faz com que essa empresa se adapte facilmente às mudanças de mercado.”
O erro é bem sutil e está em afirmar que a combinação é entre unidades de negócio e linhas de produtos/serviços, na realidade a combinação é com as atividades”.
QUESTÃO CERTA: Processos de planejamento incluem decisões e ações usadas para formular e implementar estratégias que visem proporcionar uma adequação positiva entre organizações e seus ambientes para a consecução de seus objetivos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta: estratégias de crescimento rápido e expansão se dão em organizações com elevadas taxas de crescimento e de participação no mercado.
“Vejamos o que diz Westwood (apud Souza Jr, 2010):
“As estratégias de crescimento buscam aumentar a participação da empresa no mercado, ofertando produtos novos ou modificados aos atuais clientes ou mercados.“
A escrita da alternativa ficou um tanto quanto redundante, mas de fato, estratégias de crescimento rápido visam aumentar a participação no mercado, e podem ser realizadas através da inovação (ofertas de novos produtos ou serviços) ou através da integração com os clientes, fornecedores e concorrentes”.