Última Atualização 2 de dezembro de 2020
QUESTÃO CERTA: De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas interpretações técnicas, o auditor deve evidenciar as questões que foram consideradas importantes, visando fundamentar seu trabalho de auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as normas da profissão e dos trabalhos. Diante disso, pode-se afirmar que esse processo está relacionado à norma de documentação de auditoria.
NAG
1105 – DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA: documentos e anotações, preparados em qualquer meio com informações e provas elaborados diretamente pelo profissional de auditoria governamental ou por sua solicitação e supervisão ou por ele obtido, que registram as evidências dos trabalhos executados e fundamentam sua opinião e comentários. Também denominada papéis de trabalho
QUESTÃO CERTA: As evidências dos trabalhos executados, que fundamentam a opinião e comentários do profissional de auditoria governamental, são registradas, segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAGs) − Aplicável ao Controle Externo, na documentação de auditoria.
NBC TA 230
2. A documentação de auditoria, que atende às exigências desta Norma e às exigências específicas de documentação de outras normas de auditoria relevantes, fornece:
(a) evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor (NBC TA 200); e
(b) evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.
QUESTÃO ERRADA: O objetivo precípuo da documentação de auditoria é apresentar a identificação dos supostos autores de não conformidades, a análise de impacto dos danos causados e os valores a serem ressarcidos.
O objetivo precípuo da documentação de auditoria é servir de evidência de auditoria, que servirá de base para sustentar a opinião do auditor.
QUESTÃO CERTA: A documentação de auditoria:
I. Também é conhecida como “papéis de trabalho”.
II. Deve ser preparada de modo que um leigo possa entender a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados.
III. Deve ser sigilosa, ocultando, por exemplo, o nome do profissional que executou o trabalho de auditoria.
IV. Trata-se de coleção de papéis para a elaboração do relatório final que pode, excepcionalmente, conter documentos emitidos após a data desse relatório.
Está correto o que se afirma APENAS em: I e IV.
QUESTÃO CERTA: Na documentação de auditoria, o auditor deve registrar os procedimentos executados, suas conclusões e os resultados do seu trabalho. Essas conclusões irão compor os relatórios e pareceres finais da atividade realizada.
Segundo a NBC TA 230 (R1), Documentação de Auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).
QUESTÃO ERRADA: A documentação de auditoria e a evidência de auditoria remetem ao mesmo conceito, ou seja, ambas são constituídas por registros, documentos e outras informações que permitem a obtenção de conclusões pelo auditor.
Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”) – NBC TA 230 (R1), Item 6.
Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes. – NBC TA 500 (R1). Item 5.
Portanto, a documentação de auditoria e a evidência de auditoria NÃO remetem ao mesmo conceito.
QUESTÃO CERTA: A documentação de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou outros. Exemplos de documentação de auditoria incluem: programas de auditoria e memorandos de assuntos do trabalho; resumos de assuntos significativos e cartas de confirmação e representação; e listas de verificação e correspondências (inclusive correio eletrônico) referentes a assuntos significativo.
QUESTÃO ERRADA: A documentação de auditoria deve limitar-se aos registros elaborados pelo auditor, para fins de confirmação da autenticidade.
ERRADO – “A documentação não se limita aos registros elaborados pelo auditor, mas podem incluir outros registros apropriados, como minutas de reuniões elaboradas pelo pessoal da entidade e acordadas com o auditor. O auditor pode discutir assuntos significativos com outros empregados da entidade e terceiros, como pessoas que prestam serviço de consultoria profissional à entidade.”