Notação BPMN e Pools: O Que São Pools?

0
1178

Ainda tratando de notações do BPMN, pergunto a você: o que é pool? Ou mis especificamente, o que são pools? Não tem nada a ver com piscina!

Uma questão da Fundação Carlos Chagas de 2011:

QUESTÃO CERTA: Na notação BPMN (versão 1.2), quando um diagrama envolve duas entidades de negócio, ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama, e especifica “quem faz o quê”, colocando os eventos e os processos em áreas protegidas, são utilizados: pools.

Uma explicação sobre o tema (fonte desconhecida):

“Pool é um participante do negócio. Pode ser o cliente, a empresa, fornecedor, outsourcing, um empregado etc. depende do ponto de vista da modelagem. Se fizer muito específico, pode ser necessário usar lanes para representar funções dentro da mesma entidade.

Pool: Uma piscina -Pool- no BPMN representa um gráfico de um participante em uma colaboração ou organização. 

São utilizados quando o diagrama envolve duas entidades de negócio ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama. Especifica “quem faz o que”, colocando os eventos e os processos em áreas protegidas, chamadas de pools.”

Pools – Representa um participante em um processo. Um participante pode ser uma entidade de negócio ou pode ser um papel.

Advertisement

Lanes – Lane é uma subdivisão dentro de um Pool usado para organizar e categorizar as atividades

Gateways – É usado para controlar a divergência e/ou a convergência da sequência de um fluxo. Assim, determinará decisões tradicionais, como unir trajetos ou dividir trajetos

Data Object – Objeto de Dados é considerado um artefato porque não afeta o fluxo de mensagem e nem o fluxo de sequência de um processo. Ele pode ser utilizado para representar documentos tais como: fatura, nota fiscal e etc.

Sequence Flow – É usado para mostrar a ordem (sequência) com que as atividades serão executadas em um processo.

Outra questão da FCC (2009):

QUESTÃO CERTA: No diagrama de fluxos de negócio (BPMN), para estabelecer “quem faz o que” devem ser representados os fluxos de negócio agrupados em: pools e lanes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui