Níveis da cultura

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Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Os três níveis da cultura organizacional são: artefatos observáveis, valores adotados e pressupostos básicos.

QUESTÃO ERRADA: A análise de cultura organizacional divide-se em níveis. O primeiro desses níveis é composto por suposições comuns, histórias, rituais e verdades implícitas.

Note que o primeiro nível é o mais visível – dos artefatos. O item fala justamente do nível mais profundo (3º nível) que são os pressupostos básicos fundamentais.

QUESTÃO CERTA: O fenômeno da cultura organizacional comporta aspectos: tanto formais e abertos, denominados por alguns estudiosos como artefatos observáveis, quanto fechados, estes denominados pressupostos básicos.

QUESTÃO CERTA: Os pressupostos básicos da cultura organizacional são de difícil mudança, pois são implícitos, arraigados e orientadores do comportamento organizacional.

QUESTÃO CERTA: Entre os níveis de manifestação da cultura organizacional, os símbolos são os mais facilmente identificáveis pelo observador externo, podendo, inclusive, ser classificados como práticas.

QUESTÃO CERTA: Os aspectos observáveis da cultura organizacional incluem as histórias, os ritos, os rituais e os símbolos que são compartilhados pelos membros da organização.

QUESTÃO CERTA: A cerimônia de formatura pode ser considerada um exemplo de símbolo da cultura organizacional de uma instituição universitária.

QUESTÃO CERTA: Ao ingressar em uma determinada empresa o Analista − Administrador se depara com um conjunto de premissas e crenças que permeiam todos os escalões hierárquicos, perceptíveis tanto nas situações cotidianas como no enfrentamento de crise, porém que não estavam evidenciados nas políticas e diretrizes explicitadas pela empresa. Pode-se concluir, corretamente, que esses aspectos: fazem parte da cultura organizacional e estão presentes em seu nível mais profundo, correspondente aos pressupostos básicos.

QUESTÃO ERRADA: As pressuposições básicas constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.

Pressuposições básicas constituem o terceiro nível da cultura organizacional, mais profundo, difícil de perceber. Sentimentos e crenças inconscientes nos quais os colaboradores acreditam.

QUESTÃO CERTA: Segundo Edgar Schein, cultura organizacional pode ser vista como um ‘conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna’ (apud, ROBINS. S. P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005). Nesse diapasão, entre os níveis fundamentais da cultura organizacional, os denominados pressupostos básicos correspondem: a aspectos como crenças e percepções, que integram o nível mais profundo da cultura organizacional.

QUESTÃO CERTA: No que concerne aos níveis fundamentais da cultura organizacional, ordinariamente apontados pela doutrina, tem-se que os valores representam: a camada intermediária da cultura, nem sempre sendo possível visualizá-los com facilidade.

QUESTÃO CERTA: Os valores compartilhados pelos colaboradores de uma organização são determinantes de sua cultura organizacional.

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta aspecto da cultura organizacional influenciado pelas ações voltadas a modificar crenças, preconceitos ideológicos e julgamentos de integrantes de uma organização: valor.

QUESTÃO CERTA: O sistema de valores compartilhado por indivíduos de uma organização captura a essência da cultura organizacional.

QUESTÃO CERTA: Na cultura organizacional, os valores compreendem as crenças, os preconceitos, a ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento, interno ou externo.

QUESTÃO CERTA: Cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores e crenças que mantém unidos os mais diferentes membros de todos os escalões hierárquicos de uma organização. Apresenta diferentes níveis, sendo o que corresponde à sua camada mais profunda denominado: pressupostos básicos.

QUESTÃO CERTA: Ao se falar em Cultura Organizacional, frequentemente se fala em camadas que vão se sobrepondo e compondo a forma única que a organização apresenta, e que a diferencia das demais. A camada, que é traduzida pelos valores praticados pela organização, representando as “verdades implícitas” compartilhadas por todos os seus membros, é a: das pressuposições básicas.

QUESTÃO CERTA: A cultura de uma organização é expressa em níveis distintos e suas manifestações podem ser visíveis ou explícitas, ou invisíveis ou tácitas. São exemplos de artefatos de comunicação organizacional visíveis: símbolos e slogans.

QUESTÃO ERRADA: Os artefatos representam o mais complexo nível de acesso aos membros de uma cultura em uma organização.

Errado. Artefatos são da primeira camada. A última cama são os pressupostos.

QUESTÃO CERTA: Os estudiosos da cultura organizacional costumam enfatizar que tal fenômeno, diferentemente do clima organizacional, é arraigado e de difícil mutação na organização: o que não impede a existência de aspectos formais e abertos, de fácil percepção por terceiros, denominados artefatos observáveis ou, simplesmente, artefatos.

QUESTÃO CERTA: No que concerne à cultura organizacional, de acordo com os principais aspectos abordados pelos doutrinadores, tem-se que: pode ser percebida e identificada por aqueles que não pertencem à organização a partir dos seus “sintomas” ou artefatos observáveis, como os símbolos, marcas e vestimentas utilizados.

QUESTÃO CERTA: Configura exemplo de artefato da cultura organizacional a hipótese de o Banco da Amazônia S.A. adotar como símbolo de sua instituição, nos documentos que emitir, a imagem de uma vitória-régia.

QUESTÃO CERTA: O fenômeno da cultura organizacional contempla: aspectos de fácil identificação por membros da organização e também por terceiros, denominados artefatos, tais como logotipos e símbolos visuais.

QUESTÃO CERTA: A reunião anual que tradicionalmente é realizada pela diretoria para apresentar resultados e homenagear aqueles que alcançaram ou superaram as metas propostas pela organização pode ser citada como exemplo de artefato da cultura organizacional.

QUESTÃO CERTA: Considere que determinado professor da UnB que propôs um novo modelo de ensino adotado pela universidade tenha passado a ser citado pelo seu trabalho como exemplo em diversos setores da universidade. Essa situação é um exemplo típico de artefato da cultura organizacional.

CULTURA – NÍVEIS FUNDAMENTAIS

Artefatos observáveis

– Mais superficial e visível. Representados por:

— tecnologia

— prédios

— rituais e cerimônia

— instalações

— produtos

— serviços

— disposição física

— vestimentas

— marca

— maneiras como as pessoas se tratam

Valores
– Nem sempre visualizável com facilidade
– Camada intermediária
– Representados por:
— valores
— normas
— ideologias
— filosofias adotadas

Pressupostos básicos
– Camada mais profunda
– Não é observável com facilidade
– Representados por:
— crenças inconscientes
— percepções

QUESTÃO CERTA: Valores compartilhados compõem um nível da cultura organizacional: são aqueles valores relevantes e importantes para os membros de uma organização que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.

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QUESTÃO CERTA: Os autores que estudam o fenômeno da cultura organizacional, entre os quais se destacam Maximiano e Schein, identificam, em relação à mesma, aspectos: formais/abertos, percebidos com facilidade e informais/fechados, de difícil percepção.

QUESTÃO CERTA: Elementos como símbolos materiais, rituais, linguagem integram um sistema de valores que são compartilhados pelos membros de uma organização e definem a cultura da instituição.

QUESTÃO CERTA: Os aspectos relativos à cultura de uma organização: podem ser formais e abertos, como os artefatos observáveis, ou informais e fechados, como os pressupostos básicos.

QUESTÃO CERTA: Histórias e símbolos são aspectos observáveis da cultura passíveis de ser compartilhados pelos membros da organização.

QUESTÃO CERTA: Os aspectos observáveis da cultura organizacional incluem as histórias, os ritos, os rituais e os símbolos que são compartilhados pelos membros da organização. 

QUESTÃO CERTA: Elementos como símbolos materiais, rituais, linguagem integram um sistema de valores que são compartilhados pelos membros de uma organização e definem a cultura da instituição.

QUESTÃO CERTA: Cada organização tem a sua cultura própria. É o que denominamos cultura organizacional. Cada organização cultiva e mantém a sua própria cultura. É por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Para Schein (1985), toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação. É CORRETO afirmar que esses níveis são artefatos, valores e pressuposições básicas.

QUESTÃO ERRADA: Geralmente, aspectos da cultura organizacional, como estrutura, sentimentos e atitudes, são visíveis e de fácil percepção.

Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. É como se estivéssemos observando um iceberg. A sua parte superior é perfeitamente visível, pois se encontra na superfície acima das águas. Contudo, a sua parte inferior fica oculta sob as águas e totalmente fora da visão das pessoas. Da mesma maneira, a cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, como as políticas e diretrizes, os métodos e procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada. Contudo, oculta alguns aspectos informais como percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais, normas grupais etc. Os aspectos ocultos da cultura organizacional são os mais difíceis não somente de compreender e de interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.

QUESTÃO CERTA: Depois da reforma do prédio, todos os 30 funcionários foram colocados em um grande salão, sem paredes ou divisórias. As normas de vestimenta também foram relaxadas. Passou a ser permitido ir ao escritório sem gravatas, e, às sextas-feiras, não era mais obrigatório o uso do paletó. O gerente acreditava que, dessa maneira, a comunicação fluiria mais livremente entre os funcionários e isso traria aumento da eficiência. Esse gerente está operando no nível da cultura organizacional denominado: artefato.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional é um conceito bastante amplo e permeia diferentes camadas de uma organização, incluindo: a camada mais superficial, nos aspectos em que é mais visível, como, por exemplo, marcas, logotipos e uniformes.

QUESTÃO CERTA: Os fenômenos do clima e da cultura organizacional são amplamente estudados pela literatura especializada, em razão da repercussão na atuação das organizações. Nesse contexto, os denominados pressupostos básicos correspondem: ao nível mais profundo da cultura da organização, mais fechado, como, por exemplo, as crenças e percepções comuns a seus integrantes.

QUESTÃO ERRADA: Os valores de uma organização representam suas características intrínsecas e, por isso, são inalteráveis.

Realmente os valores são características intrínsecas, ou seja, valores contidos/internos nas características da organização, mas esses valores com o passar do tempo podem ser alterados de acordo com o plano estratégico estabelecido.

QUESTÃO ERRADA: Considerando os níveis de manifestação da cultura organizacional, os rituais encontram-se em nível mais profundo que os valores e representam certos gestos, palavras, cerimônias sociais e figuras facilmente reconhecidos pelos membros da organização.

Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, etc.