Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP)

0
2144

Segundo a doutrina, a Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP) indica o montante de recursos de longo prazo necessários para financiar a atividade da empresa, representando o volume de recursos mínimo do passivo permanente (entendido como o passivo exigível a longo prazo + patrimônio líquido) que a empresa deve manter com o objetivo de lastrear seus investimentos em giro e fixo e estabelecer seu equilíbrio financeiro.

Essa NTFP deve ser coberta basicamente por passivos permanentes, constituídos das exigibilidades de longo prazo e patrimônio líquido, para que se estabeleça um equilíbrio financeiro. Assim, surgir duas situações:


1ª) PP > NTFP


Quando o passivo permanente superar a necessidade total de financiamento permanente (NTFP), a diferença encontra–se alocada nos ativos financeiros, que incrementam o saldo disponível, ou seja, há sobras de recursos financeiros disponíveis para aplicações diversas.

2ª) PP < NTFP


Quando a NTFP for maior que os passivos permanentes, o saldo disponível será negativo, indicando que a empresa está financiando parte de suas necessidades de longo prazo (permanente) com fundos vencíveis no curto prazo, denotando maior dependência financeira pela renovação destas dívidas.

Necessidade total de financiamento permanente (NTFP) é o montante mínimo de passivo permanente (PP) que a empresa deve manter, visando lastrear seus investimentos em giro e fixo assim como estabelecer seu equilíbrio financeiro. Quando o PP superar a NTFP, há indicativos de dificuldades financeiras, que podem ter sido motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores dos investimentos (ativos) em relação à maturidade dos passivos.

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO CERTA:

Advertisement
A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item. O montante de recursos de longo prazo necessário para financiar a atividade de uma empresa pode ser calculado pela soma da necessidade de investimento em giro com o ativo permanente, índice que também é conhecido como necessidade total de financiamento permanente.

 Considerando que NTFP é o PNC + PL, o que sobra do BP seriam o ANC + AC + PC. 

Necessidade total de financiamento permanente –NTFP: denota o montante de recursos de longo prazo necessários para financiar a sua atividade, ou seja, é a quantidade mínima de passivo permanente (passivo não circulante + patrimônio líquido) que a empresa deve manter visando lastrear seus investimentos em giro e fixo, e estabelecer seu equilíbrio financeiro.

NTFP = NCG + Ativo Permanente

Fonte: GranCursos (Daniel Negreiros)

CEBRASPE (2015):

QUESTÃO ERRADA: Necessidade total de financiamento permanente (NTFP) é o montante mínimo de passivo permanente (PP) que a empresa deve manter, visando lastrear seus investimentos em giro e fixo assim como estabelecer seu equilíbrio financeiro. Quando o PP superar a NTFP, há indicativos de dificuldades financeiras, que podem ter sido motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores dos investimentos (ativos) em relação à maturidade dos passivos.