Não rivalidade

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Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Um bem possui não-rivalidade quando o custo marginal de adicionar outro consumidor ao consumo do bem é igual a zero.

O critério de não-rivalidade estabelece que o consumo do bem por uma parte da coletividade não reduzirá os benefícios à disposição dos demais. Ou seja, uma vez provido o bem público não haverá razão para que os membros do grupo rivalizem para aproveitar os benefícios que ele proporciona, pois todos terão acesso a eles quando desejarem. A praça é um bom exemplo, pois o fato de crianças e jovens a utilizarem não reduz sua oferta para os adultos. Obviamente, o uso intenso da praça pelos jovens pode acarretar uma perda de satisfação dos mais velhos com a praça – por conta do barulho e da agitação, por exemplo. Do mesmo modo, o uso muito intenso de uma via pública pode acarretar congestionamentos, os quais podem reduzir a satisfação de determinados indivíduos ao utilizá-la. Mas, no limite, todos estarão usando uma praça mais barulhenta e estradas mais congestionadas, de modo que sofrem do mesmo problema.

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QUESTÃO CERTA: A respeito dos bens públicos e dos princípios de não- rivalidade e de não-exclusividade do consumo, é correto afirmar que: um bem possui não-rivalidade quando o custo marginal de adicionar outro consumidor ao consumo do bem é igual a zero.

QUESTÃO ERRADA: Pelo princípio da não exclusão, o custo marginal de prover um bem público para um consumidor adicional é zero para qualquer nível de produção.

O custo marginal nulo acontece em virtude do princípio da não rivalidade, e não em virtude do princípio da não exclusão.