Motivação Intrínseca e Extrínseca

0
1121

QUESTÃO CERTA: A motivação é específica e tem como propriedades a direção, a intensidade e a permanência; consiste no estudo explicativo sobre as forças ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho.

“A motivação procura explicar porque as pessoas se comportam, que conforme Maximiano (2010) indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for, e que está baseada em três propriedades: direção (para onde a motivação leva o comportamento), intensidade (amplitude da motivação) e a permanência (duração da motivação). ”

QUESTÃO CERTA: A motivação é complexa, pois é de origem interna ou externa que influencia o processo de mudança em determinado tempo/momento.

QUESTÃO CERTA: A motivação costuma ser apontada como um estado autorregulado, biológica ou cognitivamente, por vários fatores como necessidade, estado emocional, valores, expectativas e objetivos. Alguns estudos sobre a motivação diferem a motivação intrínseca da extrínseca, sustentando que a segunda é gerada por processos de reforço e punição.

QUESTÃO CERTA: Uma pesquisa entre funcionários de diferentes organizações apontou que a motivação eleva os níveis de produtividade e que o principal motivo é o fato de os profissionais estarem em conformidade com os valores da organização bem como cumprir uma missão a partir do trabalho. A remuneração está entre os últimos elementos que influenciam a motivação dos profissionais. Essa pesquisa aponta para: motivação intrínseca.

“Se a questão fala que os fatores externos (salários, benefícios) são os últimos a contar na motivação do funcionário, fica claro que o enunciado está pondo em foco a abordagem da motivação intrínseca, a qual está diretamente ligada a natureza da atividade do trabalho que o funcionário desenvolve”.

QUESTÃO CERTA: A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo. Nesse sentido, em um ambiente de trabalho, pode-se identificar a motivação intrínseca dos colaboradores, bem como a motivação extrínseca, sendo esta última gerada, na maioria dos casos, por processos de: reforço e punição.

QUESTÃO CERTA: A motivação extrínseca para a aprendizagem evidencia o quanto o aprendizado pode ser valoroso para o indivíduo.

“Apesar de ser algo relacionado ao individual de cada pessoa, a autora Cecilia Whitaker Bergamini leciona que a motivação contém características intrínsecas e extrínsecas.

A motivação intrínseca tem origem em fatores internos ao indivíduo. Neste tipo de motivação, não há necessidade de existir recompensas, visto que a tarefa em si própria representa um interesse para o indivíduo. Daí se afirmar que existe maior comprometimento com a organização. Está relacionada com a felicidade e com a realização pessoal.

A motivação extrínseca, ao contrário da intrínseca, pressupõe que o comportamento humano pode ser planejado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas ou punições disponíveis no meio ambiente. Para essas características, a motivação é sinônimo de condicionamento.

Então, podemos chegar à seguinte conclusão: a motivação é um processo intrínseco (fatores internos), mas que pode sofrer influência do meio externo.

Quando para satisfazer uma necessidade, temos prazer pela própria ação, estamos diante da motivação intrínseca, ou seja, a atividade se justifica por ela mesma. Assim, quando um aluno está aprendendo algo que tem vontade (está em si mesmo a motivação para aprender), temos a motivação intrínseca. No entanto, quando sua motivação é, por exemplo, tirar boas notas porque a família o pressiona, sua motivação é extrínseca.”

QUESTÃO CERTA: Entendendo-se liderança como a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, é correto afirmar que a motivação é extrínseca ao indivíduo.

Andreia Ribas:

Correta. Se partir do pressuposto que “ninguém motiva ninguém” a motivação é intrínseca, porém, veja que a afirmativa parte do entendimento que a liderança é a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, ou seja, parte do pressuposto que o líder (é alguém do ambiente/fora/extrínseco) que influencia/motiva pessoas, assim, a motivação extrínseca.

QUESTÃO ERRADA: Sendo uma ação autorregulada e persistente, dirigida a determinados objetivos e ativada por necessidades intrínsecas, a motivação tende a ser pouco influenciada

Advertisement
por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização.

“A remuneração é fator extrínseco, já a valorização não. A valorização do profissional atinge o seu ego, alimenta a sua vaidade, portanto, é um fator intrínseco. Um empregado se sentir valorizado é algo pessoal. Um elogio do chefe, por exemplo, para João pode valer muito e deixá-lo extremamente contente e motivado, já para José – que não admira tanto esse chefe, não o julga capaz de definir qualitativamente seus subordinados e não se deixa envaidecer por qualquer elogio de seus superiores – esse elogio pode ter sido indiferente, não conseguindo aumentar em nada a sua motivação. Viram como a valorização é um fator intrínseco? A questão nos induz ao raciocínio de que tanto remuneração quanto valorização sejam aspectos extrínsecos”.

QUESTÃO ERRADA: A motivação para o trabalho, por vincular-se a um aspecto intrínseco ao indivíduo, de difícil observação, não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas.

“A área de Gestão de Pessoas tem como tarefa primordial MOTIVAR as pessoas para que a organização alcance seus objetivos. Embora seja um aspecto INTRÍNSECO (INTERNO), pode ser influenciada por diversos meios como incentivo à INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE, dentre outros”.

“A motivação pode ser intrínseca ou extrínseca. A Intrínseca é a necessidade do indivíduo de executar algo. Já a extrínseca é aquela influenciada pelo ambiente organizacional. Por exemplo, quando um trabalhador de uma fábrica executa um bom trabalho (motivação intrínseca) e é elogiado pelo seu chefe ou gerente do RH (motivação extrínseca). Assim, a motivação também é influenciada por aspectos externos, como um elogio por exemplo”

QUESTÃO ERRADA: As intervenções que busquem agregar aspectos motivacionais extrínsecos tendem a ser eficazes para a manutenção da motivação dos indivíduos com forte necessidade de realização.

Erro da questão: “…aspectos motivacionais extrínsecos“.

O certo seria intrínseco.

“Motivação dos indivíduos com forte necessidade de realização precisa ser com estímulos intrínsecos como, por exemplo, reconhecimento do seu trabalho, enriquecimento de cargo. Aspectos motivacionais extrínsecos seriam por exemplo um aumento salarial. Para uma pessoa que busca realização, salário não seria um fator motivacional duradouro”.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: A adoção de políticas de reconhecimento e valorização do desempenho dos empregados favorece a motivação daqueles menos engajados com o propósito da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui