Momento de avaliação do controle interno

0
143

QUESTÃO ERRADA: A avaliação dos controles internos da organização constitui uma etapa preliminar à execução dos trabalhos de auditoria; seus papéis de trabalho servem, entre outras finalidades, para verificar a compatibilização entre as ações realizadas e o que foi previamente definido no planejamento dos trabalhos da auditoria.

“A avaliação dos controles internos da organização constitui uma etapa preliminar à execução dos trabalhos de auditoria” – errado, tal avaliação é uma das tarefas realizadas ao longo da execução da auditora – e não desempenhada antes da execução dos trabalhos de auditoria. Ou ainda, essa avaliação ocorre após a auditoria coletar evidências, comparar com os critérios pré-definidos e gerar os achados – que comporão a opinião do auditor sobre a avaliação dos controles internos da organização.

Advertisement

A avaliação do controle interno busca analisar a eficácia do processo interno de uma organização, identificando assim os riscos que alcancem negativamente os objetivos preestabelecidos com relação à segurança da informação direta ou indiretamente.