Modelos Planejamento de RH

0
2481

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Dentre os modelos de planejamento de pessoal, o modelo vegetativo e conservador, adequada para organizações estáveis e sem planos de expansão, capaz de predizer as consequências de contingências, como a política de promoções da organização, aumento da rotatividade, entre outros, é o modelo: baseado no fluxo de pessoal;

MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH

Vários são os modelos de planejamento de RH encontrados no mercado. Alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados níveis ou unidades da instituição. Seguem abaixo três modelos aplicados ao contexto educacional:

Modelo baseado no fluxo de pessoal – É fundamentado na análise histórica dos movimentos de entrada, saída, promoções e transferências internas, permitindo uma previsão de curto prazo das necessidades de pessoal da instituição. Esse modelo é normalmente e comumente aplicado aos profissionais técnico-administrativos da IES.

Modelo baseado na procura do serviço – é influenciado pela relação entre duas variáveis: a quantidade de profissionais e a procura pelos serviços. No contexto educacional esse modelo é mais impactado na contratação de docentes, que sofre alteração semestral. Por exemplo, um curso que em determinado período/semestre necessita de o dobro de professores em relação ao semestre anterior, devido a um aumento na demanda.

Modelo de planejamento integrado – É um modelo mais amplo, abrangente e leva em conta alguns fatores como:

O volume de alunos planejado pela instituição.

As reestruturações acadêmicas no âmbito das matrizes curriculares, dos projetos pedagógicos e das metodologias de ensino e aprendizagem.

As condições de procura e oferta das vagas dos diversos cursos na região de abrangência.

O planejamento de carreira docente e técnico-administrativo da IES.

QUESTÃO CERTA: Existem vários modelos de Planejamento estratégico de RH, entre os quais se pode citar o Modelo baseado no fluxo de pessoal que: é um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado a organizações estáveis e sem planos de expansão.

QUESTÃO CERTA: O planejamento estratégico de Recursos Humanos preconiza a avaliação previa de tomadas de decisões que visem ao melhor desempenho das organizações que se relacionam à manutenção e ao desenvolvimento organizacional. A partir desse conceito, indique os modelos de Planejamento de RH que beneficiam o desenvolvimento organizacional: Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço, Modelo baseado em segmentos de cargos, Modelo baseado no fluxo de pessoal e Modelo de planejamento integrado.

QUESTÃO CERTA: Existem vários modelos de planejamento de RH. Alguns são genéricos e outros são específicos para determinados níveis ou unidades organizacionais. Acerca dos modelos citados por Chiavenato (2010), assinale a opção correta: O modelo de substituição dos postos chaves e a representação visual de quem substitui quem na eventualidade de alguma vaga futura dentro da organiza­ção.

A)   Modelo de planejamento operacional integrado: é um modelo amplo e abrangente, que leva em conta, entre outros aspectos, as condições de oferta e procura no mercado e as perspectivas de expansão. 

B) Modelo baseado em fluxo de pessoal: é um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado a organizações estáveis e sem planos de expansão. 

C) Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço: se fundamenta na procura estimada do produto ou serviço, que traduz, através de modelos matemáticos, as necessidades de pessoal.

D) Modelo baseado em segmentos de cargos: é restrito ao nível operacional da organização e projeta, com base em dados históricos e extrapolações, a necessidade de força de trabalho para cada unidade. 

E) Modelo de substituição de postos-chave: atua com base em mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento, com base no conceito de postos-chave.

QUESTÃO CERTA: Entre os modelos de Planejamento de RH descritos pela literatura, aquele que toma por base organograma de encarreiramento para o planejamento de funcionários, classificando-os em três alternativas de promovabilidade, é denominado modelo: de substituição de postos-chave.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Existem vários modelos de planejamento de Recursos Humanos. Alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados níveis ou unidades organizacionais. O modelo que visa ao planejamento de carreira dentro da organização é denominado: Planejamento integrado.

QUESTÃO CERTA: Uma empresa está realizando o seu planejamento de RH e aplica um modelo que consiste em: i) escolher um fator estratégico cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal; ii) estabelecer os níveis históricos e futuros para cada fator estratégico; iii) determinar os níveis históricos da mão de obra para cada unidade; e iv) projetar os níveis futuros de mão de obra para cada unidade por meio da correlação com a projeção dos níveis do fator estratégico correspondente. Assinale a alternativa que corresponde ao modelo cujas características foram aplicadas pela empresa: modelo baseado em segmentos de cargos.

QUESTÃO CERTA: A estratégia de gestão de pessoal que permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização é o modelo: baseado no fluxo de pessoal.

QUESTÃO CERTA: Uma determinada empresa, em seu planejamento de pessoal, parte da escolha de um fator estratégico, estabelece níveis históricos e futuros desse fator, determina os níveis históricos da força de trabalho e, por fim, projeta os níveis futuros de força de trabalho para cada unidade. Pode-se, então, afirmar que a empresa adota o modelo: baseado em segmentos de cargos.

QUESTÃO CERTA: Existem vários modelos que podem ser utilizados pelas organizações para fazerem frente à sua necessidade de Planejamento de Recursos Humanos. Um dos modelos, considerado atualmente por muitos autores especialistas da área como vegetativo e conservador, é o que se preocupa apenas com entradas, saídas e movimentações por promoções e transferências. Esse modelo é chamado de: baseado no fluxo de pessoal.

modelo baseado no fluxo de pessoal mapeia o fluxo das pessoas para dentro, através e para fora da organização. A análise histórica do movimento de entradas, saídas, promoções e transferências internas permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização, se não houver mudanças no contexto. Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano.