Modelo Mecanicista e Modelo Orgânico

0
1655

Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

Segue um breve resumo sobre os modelos de organização de Burns e Stalker (já falamos sobre esse tema aqui no Caderno de Prova):

  • Modelo Mecanicista: Hierarquizadas; Burocráticas; Especializadas; Adequadas a condições ambientais estáveis;
  • Modelo Orgânico: Flexíveis; Redefinição contínua de tarefas; Organogramas de pouca utilidade; adequadas a ambientes instáveis.

Vejamos algumas questões para fixar esse tópico.

QUESTÃO CERTA: Sr. Jorge, que é o novo gerente da empresa Ezata, está tendo dificuldades na implantação do seu sistema de gestão. Em uma análise preliminar ele considerou a atual estrutura da empresa orientada para um sistema mecanístico e em sua concepção, a empresa teria melhores resultados se ela migrasse para o sistema orgânicoA empresa deve implantar sistema de equipes flexíveis e dinâmicas frente ao ambiente instável.

QUESTÃO CERTA: O modelo de organização do tipo orgânico, adaptado a condições instáveis, é caracterizado, entre outros aspectos, pela redefinição contínua de tarefas, para cuja descrição os organogramas são de pouca utilidade.

Organogramas são típicos de organizações mecanicistas – “bem quadradas”.

QUESTÃO CERTA: quanto mais instável for o ambiente, mais orgânica deverá ser a estrutura da organização para obter bom desempenho.

Pense que quanto mais instável for o ambiente, mais rapidamente a organização terá que se movimentar para se adaptar a novas condições. Dessa forma, deve ter natureza flexível / maleável, isto é, jogo de cintura.

QUESTÃO CERTA: São características do Modelo Mecânico: a elevada especialização do trabalho, departamentalização rígida, reduzida amplitude de controle e elevada formalização e centralização.

Perfeito. O modelo mecânico detém vários aspectos burocráticos que o bem define.

QUESTÃO ERRADA: Os sistemas organizacionais das empresas mecanicistas são apropriados a situações de mercado dinâmicas com forte concorrência e variação tecnológica.

Negativo. Nesse caso, precisamos de um modelo orgânico – quanto mais vivo e jovem, melhor. Tiozão nãm terá vez aqui, empresas que teimam a permanecerem na m esma tendem a morrer em situações como a descrita.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Em uma organização, as tarefas rotineiras predominam, e o foco está na hierarquia e no uso da cadeia de comando. A comunicação circula em sentido vertical, e quase não há contato informal entre os funcionários. Os empregados são especialistas no que fazem, mas têm pouca autonomia. Além disso, há muitos regulamentos para as atividades realizadas por eles. Levando-se em conta os dois tipos ideais de modelos organizacionais, as características estruturais dessa empresa estão alinhadas à perspectiva de um modelo organizacional mecanicista.

Certinho! As descrições batem com o que aprendemos mais acima, percebe?

QUESTÃO ERRADA: As organizações que seguem o modelo orgânico conferem maior ênfase à hierarquia e à especialização das pessoas, aumentando, assim, o grau de formalidade e impessoalidade.

Negativo. Esse é o modelo mecanicista.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: Em cenários caracterizados por frequentes mudanças tecnológicas e lançamentos de novos produtos, convém às empresas adotar estratégias de diminuição dos custos de produção em relação aos de seus concorrentes.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Sobre o modelo orgânico, à luz das diferentes classificações de modelos organizacionais, analise as afirmativas a seguir.

  1. Funcionam como sistemas abertos, interagindo constantemente com o ambiente externo.
  2. Adequam-se melhor a contextos de constante instabilidade, em que ocorrem mudanças frequentes.

III. É caracterizado por conter regras bem definidas e respostas padrões aos desafios.

Está correto o que se afirma em: I e II, somente.